Prefeitura de Porto Alegre lança concurso de ideias para inovar a mobilidade urbana

Desafio para estudantes tem inscrições até 20/10, e é voltado a soluções de mobilidade urbana, com foco em segurança, tecnologia, espaço público e políticas públicas

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de POA  |  Autor: Prefeitura de POA  |  Postado em: 05 de outubro de 2017

Desafio Microrrevoluções Urbanas, até o próximo di

Desafio Microrrevoluções Urbanas, até o próximo dia 20.

créditos: Reprodução

Tem uma boa ideia, que possa gerar uma 'microrrevolução' na mobilidade urbana de Porto Alegre? A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão selecionando essas ideias por meio do Desafio Microrrevoluções Urbanas, que recebe inscrições até o próximo dia 20. 

A iniciativa, liderada pela coordenação de educação e para mobilidade da EPTC, pretende promover o debate sobre o tema, buscando contribuições e ideias que ajudem na inovação do setor, de modo a resolver problemas de mobilidade da cidade. 

Podem participar do concurso equipes de alunos de instituições de ensino superior, sem limitação no número de trabalhos a serem inscritos por cada concorrente.

Além dos projetos – em vídeo, áudio, textos, objetos etc. – as equipes participantes devem enviar um relatório descrevendo a solução ou ideia proposta. 

Inscrições

Os projetos devem ser enviados a Coordenação de Educação para Mobilidade - EPTC, na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, CEP 90160-181, em envelope ou pacote fechado, com os dizeres “Desafio Microrrevoluções Urbanas”. Ou via e-mail ao endereço projetouniversidades@eptc.prefpoa.com.br ou projetoeptcensinosuperior@gmail.com, com o assunto “Desafio Microrrevoluções Urbanas”. 

O desafio 2017 está dividido em quatro eixos: 

- Segurança e Mobilidade: abrangendo questões comportamentais, como a utilização de substâncias psicoativas, e segurança viária em geral;

- Tecnologia e Mobilidade: com foco no pedestre, no transporte coletivo, nas bicicletas e no transporte individual;

- Espaços Públicos e Mobilidade: abrangendo os conceitos de cidade para pessoas, de direito à cidade, mobilidade sustentável;

- Políticas Públicas de Mobilidade: com foco em propostas de planos, ações e diretrizes locais, baseadas na política nacional de mobilidade urbana e na integração regional.

Nos projetos, os usuários devem ser os protagonistas do sistema de circulação, visando à construção de um novo cenário para a mobilidade nas cidades. Com ideias simples e viáveis, o concurso busca saídas efetivas para problemas cotidianos de mobilidade urbana que Porto Alegre, como milhares de cidades, enfrenta.

Confira o edital do Desafio Microrrevoluções Urbanas aqui.

Leia também:
Sinalização horizontal de Porto Alegre recebe premiação
Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros
Chineses querem concessão de empresa pública para ampliar aeromóvel


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário