Prefeitura de João Pessoa registra 100 mil multas de trânsito só neste ano

Campeãs são multas por excesso de velocidade, seguidas de infrações como trafegar em faixa exclusiva de ônibus e falar ao celular. Câmeras são usadas em 70% das multas

Notícias
 

Fonte: Mais PB  |  Autor: Mais PB  |  Postado em: 09 de outubro de 2017

Centro de monitoramento de trânsito, em JP

Centro de monitoramento de trânsito, em JP

créditos: Divulgação

Mais de 100 mil multas de trânsito foram emitidas em João Pessoa desde o início do ano até agora. Destas, 346 foram multas cometidas por veículos trafegando em vias exclusivas para ônibus. O valor da multa por trafegar em faixa exclusiva é de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação, informa a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). 

De acordo com com Carlos Batinga, superintendente da Semob, o excesso de velocidade continua sendo responsável pelo maior número de multas, mas segundo ele os nove primeiros meses de 2017 apresentaram uma redução de 20% em relação ao ano de 2016.

Monitoramento
A maioria das multas são registradas pela Semob utilizando câmeras de monitoramento, explica Batinga.

Segundo o superintendente, atualmente 70% das multas são aplicadas à distância. “Uso de celular enquanto dirige, não utilização do cinto de segurança, excesso de velocidades, tudo pode ser autuado por câmeras”, conta. Contudo, além do monitoramento por câmeras, as multas ainda são aplicadas presencialmente.

Para a Semob, os valores das multas ajudam nessa diminuição. Mas o trabalho de conscientização, diz Batinga, é permanente e também auxilia no respeito à legislação de trânsito.

E a conscientização tem dado certo, afirma o técnico. Carlos Batinga vê a população mais intolerante aos infratores, e mais ativa na tarefa de contribuir para um trânsito melhor. Segundo ele, a maior parte das ações realizadas pela Semob vem da denúncia ou reclamação das pessoas. “Eles ligam demais. Fim de semana, principalmente à noite, o telefone não para”, observa.

Leia também:
Acidentes de trânsito em Cuiabá matam 100 pessoas em sete meses
OMS sugere cinco medidas para reduzir a velocidade nas cidades
Mortes de ciclistas no trânsito de SP aumentam 75% em 2017 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário