Na Bélgica, uma feira dedicada ao transporte por ônibus sustentável

A partir desta sexta (20) em Kortrijk (Bélgica) a 24ª Busworld Europe destaca os novos modelos de ônibus de baixa emissão e veículos autônomos no transporte público

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Fonte: Busworld Europe (assessoria de imprensa)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de outubro de 2017

24ª Busworld Europe traz as novas tecnologias em ô

24ª Busworld Europe traz as novas tecnologias em ônibus

créditos: Divulgação

Enquanto no Brasil se discute, sem grandes avanços, a importância do ônibus na mobilidade e também o seu peso na poluição ambiental e no transporte sustentável, a partir do dia 20 de outubro terá início em Kortrijk, na Bélgica, a maior exposição e conferência mundial da indústria do ônibus. A Busworld Europe*, em sua 24ª edição, terá 376 expositores de 36 países, e ocupará um centro de convenções (Kortrijk Xpo) com mais de 51 mil m² de área.

Presentes à feira, as principais empresas do setor apresentarão suas novidades em produtos, serviços e soluções para a utilização do ônibus como meio de transporte sustentável. Ao todo serão expostos 311 veículos, dos segmentos micro-ônibus, urbanos e rodoviários de dois andares.

Baixa emissão e autônomos 
A edição deste ano marca uma significativa mudança na indústria global do ônibus: a busca pela emissão zero e pela aplicação comercial dos veículos autônomos. Existe em todos os países da Europa uma forte demanda política pela adoção imediata de ônibus urbanos com emissões zero ou muito baixas. São várias as tecnologias, dependendo da estratégia dos fabricantes, e que vão dos veículos 100% elétricos aos híbridos, passando por movidos a gás, entre outras alternativas limpas.

A condução autônoma é outro tema muito mais próximo do que se imagina na América Latina. Entre os veículos a serem apresentados, há os que passam atualmente por testes, como o ônibus autônomo Citaro que a Mercedes-Benz já tem em utilização. 

A abertura contará com uma palestra Peter Hinssen, empresário belga e autor do livro 'The Day After Tomorrow', que debate o amanhã para a indústria de ônibus.  

São esperados mais de 35 mil visitantes de cerca de 100 países para conhecer os mais recentes lançamentos e tecnologias para tornar o transporte coletivo por ônibus mais limpo, confortável, inteligente e, principalmente, seguro e eficiente. Além do ônibus 100% elétrico e dos motores diesel limpos, o evento deste ano terá como destaque as tendências que estão em evidência e testes avançados.

Serão lançados ainda aplicativos e tecnologias que facilitam aos passageiros localizar e usar os serviços de ônibus e pagar suas viagens, como cartões inteligentes e aplicativos para celulares. Também os segmentos de equipamentos, componentes e o setor de suprimentos apresentarão novos produtos, compatíveis com ônibus de emissão baixa e zero.

Busworld Europe, evento que traz lançamentos e tecnologias para tornar o transporte coletivo por ônibus mais limpo. Foto: Divulgação 

Duas realidades 
O transporte inteligente no Brasil, quando existe a discussão, é mais pensado à promoção, investimento e direcionamento dos avanços para o transporte individual, mesmo quando se fala em veículos elétricos e híbridos. Por isso um evento como o Busworld Europe parece a nós brasileiros algo utópico, dado o total descompasso nacional com os sistemas de mobilidade por transporte público inteligentes. Já a Bélgica, país que sedia a Busworld Europe, investe em ônibus verdes e os dois maiores operadores do país anunciaram que só renovarão suas frotas de serviços urbanos e interurbanos com veículos de baixa emissão ou zero. Recentemente introduziram mais de 300 unidades híbridas elétricas, todas com sistemas de carregamento rápido. Em cada extremidade de uma rota os ônibus recebem uma carga rápida, de aproximadamente cinco minutos, que corresponde a 60% da energia necessária para o trajeto.

Enquanto isso, nas maiores cidades do Brasil estamos debatendo se iniciamos um programa para redução dos ônibus movidos a diesel, tão nocivos à saúde, e nos deparamos com a dura realidade de que se a qualidade melhorasse, em São Paulo 80% das pessoas trocariam o veículo particular pelo transporte público (9ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo). O levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo também apontou que 47% dos entrevistados usam ônibus para se locomover, sendo o meio de transporte mais utilizado na cidade. Apesar disso, a maioria deles relata que a tarifa é alta e a qualidade dos veículos não atende as expectativas dos passageiros. Lotação, tempo excessivo de viagem, de espera e as questões de conforto e segurança são os maiores problemas e impeditivos.

*O Busworld Europe (Kortrijk), a maior exposição de ônibus do mundo é realizada desde 1971. É dedicado exclusivamente à indústria do ônibus e não participam outros tipos de veículos comerciais ou outros modais de transporte.

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