Recursos do FGTS poderão financiar obras de mobilidade urbana

Programa permite a empresas privadas terem acesso a valores para executar melhorias no transporte das cidades, como a implantação de BRTs, VLTs e terminais

Notícias
 

Fonte: Site do Governo Federal  |  Autor: Site do Governo Federal  |  Postado em: 21 de novembro de 2017

Projetos selecionados terão um ano para serem entr

Projetos selecionados terão um ano para serem entregues

créditos: Agência Brasil

O Ministério das Cidades abre linha de financiamento de obras de mobilidade urbana destinada ao setor privado. O Avançar Cidades – Setor Privado, criado pelo governo federal, permite que empresas privadas, atuantes no setor de mobilidade urbana, possam acessar recursos do FGTS por meio do programa Pró-Transporte. As intervenções vão desde a implantação de BRTs, VLTs, terminais, pontos de ônibus até aplicativos como GPS e sistema de informação aos usuários.

A instrução normativa (nº 41, de 17/11/2017) que detalha o processo para acessar os recursos foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20). O objetivo é apoiar projetos de mobilidade urbana que melhorem a qualidade da prestação dos serviços e a circulação de pessoas nas cidades brasileiras.

Podem participar do programa empresas do setor privado que sejam operadores de serviços de transporte público coletivo urbano ou que tenham projetos na área de mobilidade urbana. As empresas interessadas devem imprimir e preencher a carta-consulta disponível no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br). Em seguida se dirigir a um agente financeiro habilitado pelo Agente Operador do FGTS (Caixa Econômica Federal) e apresentar a carta-consulta. O processo de seleção é contínuo, ou seja, não haverá prazo limite para a inscrição das propostas.

O programa contará com participação do poder público local – estados e municípios – que será responsável pela autorização dos projetos, atestando que os mesmos atendem às legislações e requisitos locais. As contratações de financiamento seguirão as normas estabelecidas pelo programa Pró-Transporte. A empresa tem até 12 meses, a contar da data de publicação da seleção, para contratar o financiamento.

Leia também:
Projetos de mobilidade não vão parar, diz secretário
Governo vai selecionar projetos de mobilidade para municípios acima de 250 mil habitantes
Mobilidade urbana: cidades brasileiras ainda não saíram do lugar

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário