Produção de bicicletas cresce 11,6% no Polo Industrial de Manaus

Alta foi registrada em outubro, informa a Abraciclo. Número é positivo em relação ao mesmo mês de 2016, mas segue negativo se comparado aos 10 primeiros meses do ano

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Indiara Bessa  |  Postado em: 23 de novembro de 2017

Manaus tem a produção da maior parte das bicicleta

Manaus tem a produção da maior parte das bicicletas do país

créditos: Reprodução/Rede Amazônica

Mais de 75 mil bicicletas foram produzidas no Polo Industrial de Manaus no mês de outubro de 2017. O número representa um acréscimo de 11,6% em relação a setembro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O número também é positivo comparado ao mesmo mês de 2016.

Ao todo, foram 75.050 bicicletas produzidas somente no mês de outubro. Foram 7.771 unidades a mais que no mês de setembro, segundo a Abraciclo. No mesmo mês, em 2106, foram 72.093, totalizando um acréscimo de 4,1%.

Apesar do acréscimo em relação ao mês anterior e ao mesmo período no ano de 2016, houve uma queda em relação aos 10 primeiros meses do ano. De janeiro a outubro deste ano o Polo de Manaus produziu 575,8 mil bicicletas, quando no mesmo período do ano passado foram fabricadas 585,6 mil unidades. Um recuo de 1,7%.

Segundo o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, João Ludgero, apesar da queda em relação ao ano anterior, o volume de bicicletas produzidas em 2017 deve fechar parecido com o que fechou no ano passado. “Mas em valor de faturamento nós devemos fechar um valor acima do que foi em 2016, por um aumento do valor agregado ao nosso produto, então esse é o principal fator. Numa economia onde nós estamos atingindo uma equidade em relação ao ano anterior já é um ganho, não ter mais um ano de redução como foram os anos anteriores”, disse.

Aumentar a demanda
Ludgero afirmou que há fatores que precisam ser melhorados para aumentar a demanda de bicicletas no país, e consequentemente crescer a produção no Polo Industrial de Manaus.

“Aumentar o uso da bicicleta, acreditamos, é fundamentalmente melhorar as condições de infraestrutura cicloviária no país: mais ciclovias, ciclofaixas, melhorar a segurança pública, segurança no trânsito e a educação também", afirmou o dirigente da Abraciclo. 

E acrescentou, dizendo que este não é um pensamento só da Abraciclo, "mas também de diversos estudos e pesquisas. Então a infraestrutura é um grande fator que poderia proporcionar o aumento de demanda no Brasil”, disse Ludgero.

Os dados da associação mostram que, entre os segmentos de bicicletas, em outubro, a categoria ‘Urbana’ - bicicletas projetadas para mobilidade urbana ou recreação fora da terra - teve 47.652 unidades fabricadas, com um avanço de 9,2% em relação a setembro.

Em segundo lugar, seguem as ‘Mountain Bikes’ - bicicletas destinadas ao público adulto, ideais para o uso em trilhas e terrenos acidentados – com 26.895 bicicletas produzidas em outubro, com aumento de 18,8% comparando com o mês anterior.

Em último lugar aparece a categoria Estrada – destinadas às modalidades de performance no asfalto - com 503 unidades e um recuo de mais de 50% na produção quando relacionada a setembro.

Atualmente, no segmento de bicicletas, com as principais fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais, com a produção anual de 2,5 milhões de unidades em 2016.

Leia também:
Produção de bicicletas cresce 12,79% em Manaus
Vote para que bicicletas fabricadas no país fiquem isentas de impostos
Polo Industrial de Manaus e a vocação nacional para fabricar bicicletas
Faturamento do setor de bicicletas do Polo Industrial de Manaus é de 1 bilhão


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário