Desafio intermodal avalia hoje (29) a mobilidade no Recife

Iniciativa se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente nos horários de grande fluxo na Capital pernambucana

Notícias
 

Fonte: Por Aqui  |  Autor: Marina Suassuna  |  Postado em: 29 de novembro de 2017

Qual o meio de transporte mais eficiente no Recife

Qual o meio de transporte mais eficiente no Recife?

créditos: Ameciclo

Nesta quarta-feira (29), será realizada a sexta edição do Desafio Intermodal, que se propõe a comparar diferentes formas de deslocamento pelo Recife a partir dos diversos modos de transporte.

Os participantes vão percorrer um total de 8 km, saindo pontualmente às 18h da unidade do Impact Hub do Bairro do Recife (Rua do Bom Jesus, 180) com ponto de chegada na unidade do Impact Hub de Casa Forte (Rua Jacó Velosino, 145), para que haja uma medição no horário de pico e uma comparabilidade de resultados com anos anteriores.

Quem quiser participar como voluntário, ainda dá tempo de se inscrever clicando aqui.

Este ano, os cinco modos principais (a pé, bicicleta, carro, ônibus e motocicleta) terão como novidade a participação de pessoas dos gêneros masculino e feminino no experimento, permitindo descobrir as diferenças na percepção do uso da cidade por homens e mulheres, em especial, na avaliação subjetiva.

O Desafio
Vale destacar que o Desafio Intermodal não é uma corrida, mas sim um experimento de medição conforme a dinâmica costumeira do uso dos modos de transporte.

A ideia é procurar retratar a realidade das condições de mobilidade da cidade, levando em consideração os prós e os contras que cada meio de transporte traz nos aspectos pessoal, social e ambiental. 

São medidos o tempo, custos e dispêndio de energia física ao longo do deslocamento, bem como as emissões de gases de efeito estufa, além de uma avaliação com os participantes.

Com os resultados, é possível fazer uma comparação qualitativa dos modos de deslocamento no Recife, verificando a evolução da cidade e das políticas públicas para os diversos modos de transporte. Em 2016, o desafio contou com a participação dos candidatos(as) à Prefeitura do Recife e teve como modal vencedor a bicicleta em seu modo rápido.

O Desafio Intermodal Recife 2017 é uma realização do Coletivo DIM através dos seguintes coletivos: Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, A Cidade Somos Nós, Da Janela do Meu Ônibus, Observatório do Recife e conta com o apoio do Impact Hub Recife.

Serviço
Desafio Intermodal

Quarta-feira (29), às 18h
Saída: Rua do Bom Jesus, 180
Horário: 18h (presença às 17h30)
Chegada: Rua Jacó Velosino, 145
Horário: Dependente do modo de transporte.
Inscrições gratuitas 

Leia também:
Bicicleta com laboratório móvel, no Desafio Intermodal de Curitiba
Sorocaba terá novo desafio intermodal na segunda-feira (27)
Desafio de mobilidade reúne candidatos à Prefeitura do Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário