Ministérios terão programa de mobilidade com veículos elétricos

Compromisso do governo na COP-21, Itaipu e MME assinam no dia 16 termo de cooperação em programa de mobilidade sustentável, com projetos para os ministérios em Brasília

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Imprensa Itaipu  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de janeiro de 2018

Novo Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica de

Novo Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica de Itaipu

créditos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional e o Ministério de Minas e Energia (MME) assinam na próxima terça-feira (16) em Foz do Iguaçu acordo de cooperação técnica para implementação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal. A medida contribui para atender ao compromisso, assumido pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-21), de reduzir as emissões em 37% até 2025, e de 43% até 2030. 

O programa será coordenado pelo MME, terá suporte técnico de Itaipu e será expandido aos demais ministérios que tenham ações relacionadas com o tema. 

Pelo acordo, serão realizados estudos baseados em implantação de projetos pilotos de interesse comum, com foco em energia e mobilidade sustentável. O primeiro projeto busca monitorar a utilização dos veículos elétricos e o abastecimento nos eletropostos, contabilizando em tempo real as emissões de CO2 evitadas. Também serão analisados os possíveis impactos dos VEs na rede elétrica e testada a integração do veículo elétrico em redes inteligentes e sistemas de armazenamento de energia. 

Outro objetivo é identificar novos modelos de negócio para o setor elétrico, e estudar mecanismos técnicos, econômicos e financeiros para viabilizar o incremento do projeto piloto em escala nacional.

Este projeto será realizado na área geográfica da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com possível expansão para outras localidades do Brasil. Os dados e resultados do projeto serão compartilhados entre a Itaipu e o MME. 

Leia também:
Veículos elétricos evitariam milhares de mortes por poluição na AL
Dez ideias para a mobilidade urbana de Joinville
Entre boas e más notícias, mobilidade sustentável avança no país
Fabricante brasileira de carros elétricos quer se instalar no MS

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário