Novo Bike Sampa começa a ser implantado a partir de hoje (19)

Tem início o processo de troca das atuais estações e bicicletas públicas de SP. Novos modelos têm tecnologia mais avançada e bikes mais robustas. Inauguração será dia 30

Notícias
 

Fonte: Mobilize / Assessoria de imprensa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2018

Bike Sampa é renovada com novas bicicletas e estaç

Bike Sampa é renovado com novas bicicletas e estações

créditos: Divulgação

Teve início nesta sexta-feira (19) o processo de implantação do novo sistema de compartilhamento do Bike Sampa, ação realizada em parceria da prefeitura de São Paulo com o Itaú Unibanco e a tembici., respectivamente patrocinador e operadora do sistema. Para que todas as mudanças possam ser efetuadas, o sistema será desativado durante uma semana. Nesse período, as novas estações e bikes serão instaladas, com previsão de inauguração para o dia 30 de janeiro.

Neste mês, o Bike Sampa volta a funcionar com 25 estações. A implementação completa do bike-sharing paulistano acontece neste semestre, com a instalação de 260 estações e um total de 2.600 bikes. 

Novo modelo
Conforme anunciado pelas empresas e a prefeitura em setembro, todo o sistema será trocado por um novo modelo de compartilhamento de bicicletas, com tecnologia mais avançada e bicicletas mais robustas. 

Essa mudança será implementada pela tembici., que em maio adquiriu a Samba Transportes Sustentáveis e passou a operar os sistemas de compartilhamento de bicicletas patrocinados pelo Itaú: Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike POA e Bike Salvador. 

Além de usar seu know-how, a tembici. tem como fornecedor a empresa canadense PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas. O PBSC atualmente tem mais de 50 mil bicicletas em três continentes e em mais de 20 cidades, representando mais de 160 milhões de viagens.

O Itaú continua como patrocinador do Bike Sampa, investindo recursos para a modernização e operação do sistema de empréstimo de bicicletas da cidade desde 2012. Atualmente o programa conta com cerca de 800 mil usuários cadastrados que já realizaram mais de 2,4 milhões de viagens com as laranjinhas somente em São Paulo. Segundo o banco, o objetivo da troca do sistema é tornar a experiência do compartilhamento de bicicleta na capital paulistana mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

São Paulo é a segunda cidade brasileira a receber o novo sistema. A Grande Recife já opera o novo Bike PE desde 11 de setembro, com 20 estações instaladas até o momento, de um total de 80 até o final do semestre.

Informações gerais sobre o Bike Sampa e detalhes sobre as mudanças nas bikes e nas estações podem ser conferidas clicando aqui.   

Confira o que muda

Nas bicicletas:
- Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas
- Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira
- Pneus com lados reflexivos e em aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusivo no Brasil
- Cobre-correntes que protege a roupa do ciclista
- Banco confortável e canote do selim com marcas para ajuste de altura
- Sistema de freios ‘Rollerbrake”, que garante freadas mais seguras
- Configuração de marchas para três velocidades
- Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança para quando o ciclista aguarda no semáforo
- Dispositivo de trava com sistema anti-furto

 Nas estações
- Layout exclusivo que não gera poluição visual, foram concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples
- Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas futuramente)
- Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks conforme a necessidade. Sem necessidade de fixação ao solo
- Média de 18 vagas por estação
- Quiosque com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados

No aplicativo
- Permite o ciclista planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo
- Encontrar estações próximas manualmente ou usando GPS do dispositivo
- Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres
- Marcar as estações favoritas
- Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação
- Registrar as viagens com o GPS

Leia também:
Bike Poa troca sistema e se renova a partir desta quarta-feira (15)
BikeRio, Bike Sampa, BikePe, BikePoa etc. mudam de operadora
Itaú responde a dúvidas sobre o Bike PE
Inaugurado novo sistema do Bike PE
Entrevista: Maurício Villar, da tembici, fala sobre bike share no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário