Metrô de SP abrirá seis novas estações nesta semana

Em seus últimos dias à frente do governo do estado, Geraldo Alckmin vai inaugurar estações nas linhas 4, 5 e 15 até sexta-feira (16)

Notícias
 

Fonte: Metrô CPTM  |  Autor: Ricardo Meier  |  Postado em: 03 de abril de 2018

Estação Oscar Freire, a ser inaugurada nesta quart

Estação Oscar Freire, a ser inaugurada nesta quarta (4)

créditos: Fernando Galfo

Depois de inaugurar a Linha 13-Jade em pleno feriado de Páscoa, o governador Geraldo Alckmin terá uma semana cheia na agenda do Metrô. Durante discursos no sábado, o governo confirmou a abertura de seis estações durante esta semana, a última em que o tucano ficará à frente da gestão – na sexta-feira (6) ele passa o cargo ao vice-governador Márcio França, do PSB.

 

O calendário de inaugurações desta primeira semana de abril foi ratificado: na próxima quarta-feira (4) às 10 horas será aberta a estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela. No dia seguinte (5), a estação Moema da Linha 5-Lilás passará a funcionar em operação assistida. Na sexta (6), o último ato de Alckmin com a inauguração de quatro estações do monotrilho da Linha 15: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

 

São importantes acréscimos à rede metroferroviária, mas bem menos do que prometia o governo. Na Linha 15, por exemplo, a ideia era abrir todas as estações em março. No fim, a parada Jardim Planalto, cotada para essa pré-inauguração, acabou postergada. Não se sabe se abrirá com as três restantes em junho ou se o Metrô acabará a acrescentando nas próximas semanas.

 

A estação Oscar Freire chegou a ser cotada para abertura no final do ano passado, mas na época a data foi postergada para março, porém, com um acesso apenas – o segundo ficará para 2019. Já a expansão da Linha 5-Lilás era promessa para o final de 2017 com direito a nove das dez estações. No entanto, Alckmin terá entregue até quinta metade delas. As outras cinco ficarão para o vice até junho (quatro) e dezembro (uma).

 

Embora afastado do cargo, o atual governador deve pressionar para que as estações pendentes sejam abertas ainda em 2018 e antes da eleição, para servirem de vitrine eleitoral. Por isso, paradas como São Paulo-Morumbi (Linha 4), Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus (Linha 15) e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin (Linha 5) deverão ser inauguradas entre maio e setembro possivelmente.

 

Leia também:
Linha 15-Prata do Metrô: edital de concessão é autorizado
Metrô de SP inaugura estação Eucaliptos na linha 5-Lilás
Uma estação a mais no metrô de SP: o ritmo segue lento
Estação Higienópolis do metrô de SP é inaugurada


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário