MP 818 estende para 2019 o prazo para Planos de Mobilidade

Senado coloca em discussão a Medida Provisória 818, que altera exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana e do Estatuto da Metrópole

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de abril de 2018

MP 818 empurra Planos de Mobilidade para 2019

MP 818 empurra Planos de Mobilidade para 2019

créditos: ITDP Brasil

Está em consulta pública no site do Senado Federal a MP 818, texto que altera exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana e do Estatuto da Metrópole e facilita a obtenção pelos municípios de recursos federais para projetos de mobilidade urbana. 

 

Embora a senadora Marta Suplicy (MDB) presidente da Comissão que está analisando a proposta, afirme que a Medida "garante recursos para melhorar a mobilidade urbana", o que pode parecer positivo, na prática significa uma nova "flexibilização" até 2019 do prazo para a elaboração dos Planos Diretores de Mobilidade, inicialmente fixados até 2015. Em vez de estimular os municípios a desenvolver uma cultura de planejamento urbano, a proposta "joga uma pá de cal" nas cidades que já fizeram ou estão desenvolvendo esse trabalho. 

 

O que diz o texto
Em relação ao Estatuto da Metrópole, a MP amplia de três para cinco anos o prazo para a criação dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) por regiões metropolitanas. E as unidades territoriais deste tipo que já existem terão até 31 de dezembro de 2021 para elaborar e aprovar, por lei estadual, seus PDUIs. Os planos devem conter uma visão conjunta e integrada dos municípios inseridos em uma mesma dinâmica urbana e socioeconômica. 

Na justificativa, o próprio governo admite que, devido à complexidade do modelo hoje em vigor, apenas sete das 20 maiores regiões metropolitanas do país conseguissem avançar além dos termos de referência. Além disso, nenhum PDUI foi aprovado até hoje, o que dá margem à abertura de processos de improbidade administrativa contra governadores e outros agentes.

 

Além disso, em relação à Política Nacional de Mobilidade Urbana, a MP 818 também amplia para sete anos (até 2019) o prazo para a elaboração dos planos de mobilidade urbana municipais.


Para saber mais e opinar sobre o projeto da MP 818, acesse o site do Congresso Nacional.

Leia também:
Falta de ações compromete efetividade de Plano de Mobilidade do Recife
Proposta ao plano de mobilidade urbana de Foz do Iguaçu prioriza pedestres e ciclistas
Assinado o plano de mobilidade urbana de Aracaju
Seis anos da Política Nacional de Mobilidade
MP amplia prazo para plano de desenvolvimento urbano de estados


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário