'Vamos desativar ciclovias que só incomodam a população', diz Covas

Foi o que disse o atual prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), em entrevista nesta sexta-feira (27). Covas não disse quais seriam "essas ciclovias que incomodam"

Notícias
 

Fonte: Agência Estado  |  Autor: Metrô News  |  Postado em: 27 de abril de 2018

Inauguração da ciclovia na av Paulista

Inauguração da ciclovia na avenida Paulista, em 2015

créditos: Foto: Rogério Albuquerque.

 

O novo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse em entrevista à Rádio Eldorado na manhã desta sexta-feira (27) que vai desativar ciclovias que não têm uso. Covas afirmou ter encomendado um estudo ao secretário municipal dos Transportes, João Octaviano, para mapear o uso das ciclovias na cidade.

 

"Há a necessidade de transformação de algumas ciclofaixas em ciclovias, de implantar outras para fazer interligação no sistema e de desativar algumas que não têm nenhum uso", disse o prefeito. O levantamento foi iniciado pelo ex-secretário da pasta, Sérgio Avelleda, hoje chefe de gabinete da Prefeitura, e será concluído em meados de junho.

 

"Vamos discutir com a população onde vamos implantar novas ciclovias para dar racionalidade ao sistema, ligando algumas que não têm ligação hoje. Vamos poder desativar algumas que só incomodam a população", afirmou o tucano. 

 

Dez dias atrás, Covas disse que as ciclovias foram lançadas de forma aleatória na cidade como "orégano em pizza". A declaração foi dada em entrevista à Rádio CBN. Em resposta, ciclistas e pedestres divulgaram uma carta aberta ao prefeito, destacando diretrizes nacionais e municipais sobre o papel da rede cicloviária no desenvolvimento urbano.

 

A seguir, informação complementar do Mobilize Brasil: 

 

"Bicicletada do Orégano"

Pelo Facebook, vários grupos de ciclistas de São Paulo organizam para a noite de hoje a tradicional bicicletada Massa Crítica, desta vez para "mostrar que as ciclovias são 'especiarias' totalmente necessárias para toda a cidade", diz o texto na rede. A 'Bicicletada do Orégano' será nesta sexta-feira (27) às 20h, a partir da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. 

 

Para os ciclistas e pedestres, dizem ainda os organizadores via Facebook, a declaração de Covas "foi um anúncio claro de que a sua política para a mobilidade ativa tende a ser tão omissa e desastrosa do que a de seu antecessor, João Doria, que trouxe como resultado o aumento inaceitável de quase 50% nas mortes de ciclistas". 

 

Leia também:
Ciclistas e pedestres divulgam carta aberta ao prefeito Bruno Covas
Em SP, prefeito aprova lei para restringir ciclovias e ciclofaixas
Prefeitura anuncia mudanças nas ciclovias de São Paulo
Mortes de ciclistas aumentam 17,8% no estado de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário