Em Piracicaba (SP), calçadas são tema de debate nesta quarta-feira (2)

Debate via Facebook abordará as condições das vias públicas em Piracicaba, "onde o carro tem o privilégio", segundo professor da Unimep que traz a discussão

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 30 de abril de 2018

Cartaz de campanha no campus Luiz de Queiroz/USP P

Cartaz de campanha no campus Luiz de Queiroz/USP Piracicaba

créditos: Gerhard Waller/Jornal da USP

 

"Nossas cidades são projetadas para os automóveis". A constatação é do professor de arquitetura e Urbanismo Estevam Vanale Otero, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que nesta quarta-feira (2) participará de um debate sobre as condições das vias públicas em Piracicaba (SP) e os vários impactos provocados no dia a dia da população. O evento é organizado pelo Observatório Cidadão de Piracicaba.

 

O docente abordará o tema "As calçadas como reflexo do perfil excludente do planejamento urbano”, às 18h30. A conversa será transmitida por meio da página do Observatório Cidadão de Piracicaba. Basta acessar o link do evento.

 

"O importante é discutir a calçada não isoladamente, como um elemento à parte da cidade, de sua lógica, da forma como se vive na cidade [...] As nossas cidades são projetadas para o automóvel, principalmente no interior paulista. No interior é mais difícil viver sem carro do que na própria metrópole. É paradoxal, mas tem sua lógica", avalia Otero.

 

Ele acrescenta que o veículo tem privilégio sobre o transporte público, pedestres e ciclistas no meio urbano.

 

'Calçada Cilada'

O debate ocorre de forma complementar ao projeto "Calçada Cilada", que pretende mapear as condições dos passeios públicos piracicabanos. A intenção da iniciativa - que acontece pela primeira vez no município, mas está em seu quarto ano - é encaminhar o levantamento realizado aos entes públicos ampliar a discussão sobre a qualidade das calçadas, o impacto na saúde, na segurança e na mobilidade do cidadão e cobrar o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão.

 

Leia também:
A mobilidade por bicicletas em Piracicaba (SP): aspectos culturais e ambientais
Em Piracicaba (SP), 53% dos ciclistas usam bicicleta para trabalhar
Boletim de Mobilidade Urbana, do Observatório Cidadão de Piracicaba


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário