Neste domingo (6) tem Festival Jane's Walk na av. Paulista, em SP

Caminhada e debate lembram o legado humanista de Jane Jacobs, que chegou a ser detida por protestar contra projetos viários em Nova York. O Mobilize estará presente

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de maio de 2018

Capa do livro El Paseo deJane

A cidade no olhar de Jane Jacobs

créditos: Modernito Books


Neste domingo (6), o Instituto Mobilidade Verde, núcleo paulistano do movimento Jane´s Walk, realiza uma série de atividades em homenagem a Jane Jacobs, considerada pela revista Planetizen, como a urbanista mais influente do mundo. Na verdade, Jane Jacobs (1916-2006) se tornou urbanista a partir do ativismo que desenvolveu para proteger sua cidade - Nova York - de uma série de obras viárias propostas pelo então todo poderoso engenheiro Roberto Moses.  


As ideias de Jane Jacobs partiam do princípio de que a comunidade era o núcleo mais importante da cidade. Desta forma, juntar a vizinhança para caminhar pelo bairro é uma forma de construir cidades mais humanas e sustentáveis.  A caminhada coletiva, segundo Jacobs, também é o instrumento mais importante  para  construção da cidadania, porque ela possibilita que as pessoas  posssam observar, refletir, compartilhar e questionar  o espaço urbano a sua volta  e, coletivamente, reimaginar os lugares em que vivem, trabalham e se divertem.

 

Jane's Walks
Para lembrar esta prática, às 10 horas de domingo, um grupo de urbanistas, intelectuais, jornalistas e ativistas sairá para uma caminhada pela Paulista Aberta registrando suas observações sobre o lugar, as pessoas e a vida possível ao ar livre nas cidades. O encontro acontecerá em frente à Livraria Martins Fontes, na av. Paulista 509.

As caminhadas Jane´s Walk  foram criadas em 2007, no Canadá, para preservar a memória e as ideias de Jane Jacobs. Hoje acontecem em mais de 40 países, sempre lideradas por voluntários locais. No Brasil, além de São Paulo, ocorrem atividades em BrasíliaCajamar (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Jacareí(SP), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Santos.

 

Após a caminhada, serão realizados debates com a participação de André Palhano (Virada Sustentável); Carlos Beutel (Caminhadas Noturnas); Julia Arraes (Globo News); Leão Serva (Folha); Leticia Sabino (Sampapé); Marcos  de Sousa (Mobilize Brasil); Mariana Barros (Esquina); Matthew Shirts (National Geographic); Mauro Calliari (Caminhadas Urbanas); Meli Malatesta (Pé de Igualdade); Natalia Garcia (Cidade para as Pessoas); Paula Miraglia (Nexo Jornal) e Raul Juste Lores (Veja SP).

 

Durante o encontro, a Martins Fontes oferecerá 10% de desconto para a compra de livros sobre arquitetura e urbanismo tal como o “Morte e Vida das Grandes Cidades”, obra mais conhecida  de Jane Jacobs. Lançado em 1961 nos EUA, continua sendo leitura obrigatória para pensadores urbanos. Após 57 anos do lançamento nos EUA,  suas idéias seguem mais vivas do que nunca.

 

 Protesto organizado por Jane Jacobs em Nova York (1968) Foto: CNU Journal

 

Serviço:
Caminhada Jane´s Walk São Paulo
Caminhada como prática de construção de lugares
Dia 6 de maio de 2018 ( Domingo)
Horário: 10h
Local:  Livraria Martins Fontes , av. Paulista , 509 , Tel.: 11 2167-9900 
O evento será transmitido ao vivo pelo Esquina (www.esquina.net.br)
Inscrições: Mobilidade Verde (www.mobilidadeverde.org

 

Leia também:
Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres?
A cidade que queremos
Deu no NY Times: Os carros estão arruinando nossas cidades
Em defesa das calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário