NASA avança rumo à mobilidade urbana aérea do futuro

Agência espacial norte-americana divulgou no seu blog imagens que apontam para o desenvolvimento tecnológico capaz de reinventar a mobilidade no espaço aéreo das cidades

Notícias
 

Fonte: SapoTek  |  Autor: SapoTek/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 08 de maio de 2018

Perspectiva de veículos interagindo no espaço aére

Perspectiva de veículos interagindo no espaço aéreo

créditos: NASA

 

Drones com a capacidade de entregar encomendas, e serviços de táxi em carros autônomos voadores são alguns cenários típicos de filmes de ficção científica, mas que já começam a se desenhar na realidade. 

 

A agência espacial norte-americana NASA vem anunciando desde o final de 2017 que está comprometida em explorar o conceito da mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), em serviços controlados por pilotos desde o solo, e que priorizam o aumento das operações autônomas.

 

Drones para levar cargas e veículos autônomos no serviço de transporte pelo ar. Imagem: NASA 

 

No seu blog, a NASA atualizou sua apresentação de pesquisas que mostram a intenção de entrada numa nova era de transportes aéreos. A agência vem promovendo intercâmbios com governo, indústria e parceiros acadêmicos, com o objetivo de criar soluções UAM seguras e eficientes. As soluções vão desde a entrega de pequenos pacotes com drones, a táxis voadores que transportam passageiros, seja em áreas urbanas desenvolvidas, seja em pequenas localidades rurais.

 

Para manter seu papel preponderante na indústria da aeronáutica, agora com o desenvolvimento de inovações que estimulam a mobilidade aérea, a Nasa deixou à disposição deste projeto quatro de seus centros de pesquisa, localizados na Califórnia, Ohio e Virgínia. Nesses centros tecnológicos abrigará diversos projetos e identificará como melhor atuar, dentro de critérios que priorizem a segurança, a redução de ruído e outras fontes poluidoras.

 

Veículos voadores de baixas emissões operados por sistemas de controle remoto. Imagem: NASA 

 

Em parceria com a Federal Aviation Administration (FAA), a NASA vem pesquisando formas seguras de controlar os dispositivos que voam a baixa altitude, para que não interfiram no sistema de tráfego aéreo. Um dos projetos já realizados diz respeito à gestão de tráfego para aparelhos não tripulados - pequenos drones. E já foi possível colocá-los a voar com sucesso, submetidos a diferentes condições. Essa experiência servirá como ferramenta para que os cientistas envolvidos com a UAM passem a desenvolver novas soluções de controle do tráfego aéreo.

 

Também no desenvolvimento de sistemas elétricos de propulsão a Nasa está contribuindo com sua experiência técnica. Nas zonas urbanas, já foi definido que a prioridade será para sistemas que permitam aos aparelhos levantar voo e pousar na vertical, mas aparelhos de emissão quase zero. A aposta são veículos híbridos-elétricos ou totalmente elétricos. Para tanto, disponibilizaram à comunidade os documentos técnicos do projeto X-57 Maxwell, o avião da NASA totalmente alimentado por eletricidade.

 

Táxis voadores?

Também o Uber anunciou nesta terça-feira (8) que assinou um acordo com a NASA para explorar conceitos e tecnologias necessárias para o transporte de passageiros e de carga aérea dentro de uma área urbana.

 

A empresa compartilhará dados relacionados aos seus esforços para construir táxis voadores em 2020. Um protótipo deste novo táxi foi lançado hoje em um evento anual do Uber, o Elevate Summit.

 

"Usando nosso dados, a NASA usará seu centro de pesquisa no aeroporto de Dallas-Fort Worth (DFW) para simular um pequeno avião de passageiros enquanto voa pelo espaço aéreo DFW durante o pico de tráfego aéreo programado e analisar se essas operações provocariam advertências de colisão de tráfego", disse a empresa por comunicado. Em novembro, eles já tinham informado sobre esse trabalho conjunto com a NASA, no caso no desenvolvimento de um software para ser usado no gerenciamento de rotas de táxis voadores.

 

Leia também:
Nasa cria trem magnético que não encosta nos trilhos
Hyperloop: uma nova forma de transporte?
"Os veículos autônomos vão piorar - e não melhorar - o trânsito"
Carros elétricos, desafio futuro aos fornecedores de energia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário