Pare antes de usar o celular

Nesta segunda-feira (21) Ricky Ribeiro fala sobre os riscos (óbvios) de usar o celular enquanto se está em movimento, em um carro, uma bicicleta, ou mesmo a pé

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de maio de 2018

Celular: pare antes de usar

Celular: pare antes de usar

créditos: Reprodução

 

Você sabia que o uso de celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil? Fica atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool por quem dirige.

 

Quando o motorista está ao celular, mesmo com dispositivo em viva voz, o tempo de percurso, a visão lateral e a resposta de reação a obstáculos à sua frente sofrem alterações, diz estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet.

 

Não está convencido? Proponho então que faça a seguinte experiência quando for pegar uma estrada: peça à pessoa ao lado para observar os caminhões e carros próximos; se for possível notar um leve ziguezague no jeito de dirigir de algum veículo, pode apostar: o motorista está de olho no aparelho.

 

Celular e direção são uma combinação perigosa, pois distrai e tira a concentração do condutor. Portanto, motorista, cuidado. Mesmo que não se dê conta disso, saiba que dividir a atenção entre o volante e o telefone pode, além de render multas, colocar em risco sua própria vida e a de outras pessoas.

 

Ciclistas e pedestres também devem evitar o uso do telefone enquando caminham ou pedalam em locais movimentados nas cidades. Com a atenção dirigida para a conversa ou a digitação de uma mensagem é muito fácil distrair-se e sofrer um acidente grave. 

 


Ouça o Boletim Mobilize na Rádio Trânsito:

 

Leia também:
Dirigir usando celular: a terceira causa de morte no trânsito no Brasil 
Estudos sobre segurança viária buscam diminuir acidentes no país
Acidentes de trânsito em SP matam bem mais do que o divulgado


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário