Quer saber como estacionar sua bike "de boa"?

Conheça o 'bike de boa', um mapa colaborativo fácil de adicionar ao celular, e que traz informações de locais onde há paraciclos e bicicletários em 56 cidades do país

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marília Hildebrand/ Mobilize  |  Postado em: 11 de junho de 2018

Apresentação do mapa de bicicletários 'bike de boa

Apresentação do mapa de bicicletários 'bike de boa', no Rio

créditos: Marília Hildebrand

 

Quem pedala pela cidade, ou quer começar na mobilidade ativa, sempre se depara com esta que é uma das primeiras preocupações do ciclista: saber onde guardar sua bike com segurança. Este tipo de informação, que tem tudo para estimular o uso da bicicleta nas cidades, não é no entanto fácil de achar.   

 

Foi pensando nisso que um grupo de ciclistas no Rio Grande do Sul -  desenvolvedores, designers e arquitetos - criaram o 'bike de boa', um site de mapa colaborativo, bastante acessível e disponível para uso no computador e no celular. 

       

A arquiteta Hannah Kny, que esteve no Bicicultura no Rio na semana passada, conversou com o Mobilize sobre a plataforma. "Adotamos uma tecnologia nova, para que ficasse bem fácil ao ciclista de usar. Funciona como aplicativo, mas com o ícone direcionado direto para a internet, ou seja, não precisa baixar um programa na tela do celular. Além disso, o banco de dados é livre, e qualquer pessoa pode acessar, adicionar ou editar os dados, por exemplo se estiver passando por um bicicletário e quiser corrigir ou atualizar uma informação", explica Hannah.  

 

O mapa colaborativo foi lançado inicialmente em Porto Alegre e agora já está presente em 56 cidades do Brasil, com a informação de 2.600 bicicletários inseridos, disse a arquiteta. 

 

O trabalho de atualização é contínuo, e sempre que alguém da equipe participa de um evento, como os que estão agitando o Rio de Janeiro desde a semana passada, vai atrás de novos mapeamentos de bicicletários que possam ser incorporados no site, observa Hannah. 

 

Para ter a plataforma na tela inicial do seu celular, basta selecionar um navegador e seguir os passos na página como instalar do 'bike de boa'.  

 

 

Leia também:
Como envolver o poder público na segurança dos ciclistas
Bicicleta melhora atividade motora de doentes neurológicos
Rio receberá encontro latino-americano de bikes compartilhadas
Primeira estação de bikes dentro de terminal é inaugurada em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário