Emilia 4, o carro italiano movido 100% a energia solar

Projetado por técnicos da Universidade de Bolonha, protótipo disputará o American Solar Challenge, corrida de 3 mil km nos EUA só com carros moviddos a energia solar

Notícias
 

Fonte: Ansa/ Tradução: Mobilize Brasil  |  Autor: Ansa  |  Postado em: 13 de junho de 2018

Emilia 4, um carro italiano que produz zero emissõ

Emilia 4, um carro italiano que produz zero emissões

créditos: Divulgação

 

Emilia 4 é como se chama o carro italiano movido 100% a energia solar, fabricado com materiais derivados de naves aeroespaciais e que produz nível de emissões zero a uma velocidade de 110 km por hora, consumindo, garantem seus idealizadores, tanta energia quanto um secador de cabelos! 

 

O protótipo foi projetado e construído por uma equipe da Universidade de Bolonha, na Itália, e levou dois anos de trabalhos, até ser apresentado recentemente no Museu da Ferrari em Maranello. Agora, o Emilia 4 participará em julho do American Solar Challenge, uma corrida de mais de 3 mil km, que vai do Nebraska ao Oregon (EUA), viajando durante quase um mês somente graças à energia do sol. 

 

O carro futurista de quatro lugares não polui, não produz ruídos, não necessita de combustível e, graças às suas baterias de lítio, desenvolve alto grau de autonomia mesmo quando o sol não comparece, explicam os projetistas.

 

 Desenhos de projeto do Emilia 4, de fabricação italiana. Imagem: Reprodução

 

Na sua construção foram usados, pioneiramente no setor automotivo italiano, materiais derivados de sobras aeroespaciais, especialmente laminados e um sandwich em fibras de carbono e tubulares de titânio. Além disso, fibras "verdes" ou hibridizadas e freios de carbono entraram na sua criação.

 

Mas não só. "Reunimos no Emilia 4 a tecnologia que desenvolvemos diariamente para aplicações voltadas ao setor industrial, por exemplo, os processos de conversão fotovoltaica ou para a distribuição de células fotovoltaicas em muros verticais de prédios", explica Claudio Rossi, do Departamento de Engenharia Elétrica e Informação da Universidade de Bolonha.

 

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver veículos o Emilia, que sejam energeticamente autônomos, e com carregamento feito de maneira 100% renovável.

 

Emilia 4 foi desenvolvido pela equipe italiana Onda Solare. Por enquanto, é apenas um protótipo, mas a expectativa é de em breve seja aprovado para circular nas ruas.

 

Leia também:
Metrô chileno vai operar com 60% de energia eólica e solar
Hyperloop: uma nova forma de transporte?

Pneu que libera oxigênio é apresentado pela Goodyear


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário