Bicicleta na mobilidade urbana, tema de livro em versão eBook

Resultado de um programa de formação realizado entre Itaú e Cebrap, obra reúne cinco estudos sobre o tema, e já pode ser adquirida em formato digital no site da Amazon

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Imprensa Itaú  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de agosto de 2018

Capa do livro

Capa do livro "Bicicleta na mobilidade urbana"

créditos: Divulgação

Acaba de ser lançada a publicação Estudos de Mobilidade por Bicicleta, que é resultado do projeto "Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap", um programa de formação realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com o Itaú Unibanco em 2017. 

A obra, já à venda em formato eBook no site da Amazon, reúne cinco artigos científicos inéditos sobre o tema da bicicleta na mobilidade urbana que foram selecionados no âmbito do programa de formação. Na ocasião, os participantes do projeto receberam treinamento em métodos e técnicas de pesquisa, orientação e recursos para desenvolverem as pesquisas ao longo de seis meses. 

Os trabalhos abordam temas como a substituição do automóvel pela bicicleta em deslocamentos urbanos, o processo de formação e execução da agenda de políticas públicas para bicicleta no cenário sul-americano, o uso de bicicleta em regiões periféricas das metrópoles e modelos de demanda de viagens por bicicleta em áreas urbanas.

O objetivo da obra, dizem os organizadores, é somar à nascente bibliografia brasileira mais um conjunto de estudos que possa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. 

Cinco estudos

No primeiro capítulo, o pesquisador Ignacio Amigo partiu da premissa “Respeite, um carro a menos”,  para avaliar o potencial ciclável da cidade de São Paulo. No capítulo seguinte está o resultado do trabalho de Lucas Bravo Rosin, que analisa o processo de construção da agenda de políticas públicas para a bicicleta nas cidades de São Paulo, Buenos Aires e Bogotá. Guilherme Braga Alves avalia, no terceiro estudo, as condições de uso da bicicleta em regiões periféricas das grandes cidades. 

O tema do quarto capítulo, por Claudia Cosme Mascarenhas, é uma pesquisa sobre modelos de geração e atração de viagens, que mostra como o planejamento cicloviário aliado ao planejamento de transporte tradicional pode induzir à inserção da bicicleta nas políticas públicas de mobilidade. Por fim, no capítulo final, Juliana De Castro analisa o bike sharing no Rio de Janeiro. 

O livro poderá ser comprado na Amazon.com.br por R$ 5,99 e estará disponível no Programa do Kindle Unlimited. A renda recebida pelo Cebrap como royalties (70% do preço menos o custo de download do livro) será revertida para financiar estudos acadêmicos em mobilidade urbana no Brasil.

Ficha Técnica
Título: Estudos de Mobilidade por Bicicleta
Aurtores: Victor Callil e‎ Daniela Costanzo
Organizador: Cebrap
Editora: Cebrap
Preço: R$5,99
Número de páginas: 202

Leia também:
Participe do desafio "A bicicleta na mobilidade urbana"
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde, diz estudo
Pedale por uma hora, pague dois reais: a novidade do Bike Sampa
Primeira estação de bikes dentro de terminal é inaugurada em SP
De bike (ou a pé) para o trabalho, a escola, a vida

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário