Em Santos (SP), acidentes com ciclistas caem 55% em dez anos

Ciclovias e campanhas educativas são apontadas pela CET como principais razões para a queda pela metade dos acidentes na cidade

Notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura de Santos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de agosto de 2018

Santos tem atualmente 20 ciclovias, que totalizam

Santos tem atualmente 20 ciclovias, que totalizam 43,3 km

créditos: Francisco Arrais/ Divulgação

A cidade de Santos, no litoral paulista, reduziu em 55% os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas nos últimos dez anos, informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) neste domingo, Dia do Ciclista. Em 2017, foram 216 ocorrências do tipo, contra o total de 481 no ano de 2007. No mesmo período, as mortes de condutores ou garupas de bike diminuíram 28,5%, caindo de sete para cinco. 

Segundo o órgão, os números mostram o acerto de investir em ciclovias e promover a educação para o trânsito. A companhia municipal desenvolve programas de Educação para o Trânsito, e realiza campanhas específicas para ciclistas, com palestras e curso gratuito para quem teve a bike retida em fiscalização.

Na última sexta-feira (17), a equipe do programa abordou ciclistas na orla para reforçar posturas de segurança e o respeito às regras de trânsito, na frequente disputa por espaços nas ruas e avenidas da cidade entre motoristas de veículos automotores e ciclistas.

Ciclovias
A malha cicloviária atual de Santos, criada nos últimos anos, totaliza 43,3 km de extensão, e 20 ciclovias. Há também obras em andamento, que brevemente, diz a Prefeitura, ampliarão essa rede em mais 6,8 km. Outros dois projetos estão em licitação, e quando prontos somarão mais 1,2 km à infraestrutura cicloviária.

Na cidade litorânea, com vocação histórica para o uso da bicicleta, diariamente milhares de pessoas se deslocam sobre duas rodas para ir trabalhar, estudar, passear etc.

A estimativa é de que, em Santos, ocorram cerca de 35 mil viagens de bike por dia. São aproximadamente dois mil ciclistas por hora, que se dirigem à cidade especialmente nos horários de pico (entre 6h e 9h da manhã), via balsa (Guarujá) e cruzando a divisa por São Vicente.

Leia também:
Bike Kids chega a 2,6 mil cadastrados em Santos (SP)
Ciclovia do Canal 5 é inaugurada em Santos
São Paulo terá ciclovia para a Baixada Santista
Ciclistas pedem vagão bicicletário dentro do VLT de Santos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário