Lotação no transporte, maior problema de quem anda com criança em SP

Divulgada hoje (9), pesquisa da Rede Nossa São Paulo revela que para os responsáveis por crianças e adolescentes a capital paulista é pouco amistosa e pouco acolhedora

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de outubro de 2018

Pesquisa volta o foco às crianças no transporte pú

Pesquisa volta o foco às crianças no transporte público

créditos: Marcos de Sousa/ Mobilize

A principal dificuldade encontrada por quem circula com crianças e adolescentes pela cidade de São Paulo é a lotação do transporte público. Este o dado mais citado na pesquisa "Viver em São Paulo - a criança e a cidade", da Rede Nossa São Paulo e Ibope, divulgada nesta terça-feira (9) e que ouviu moradores das quatro regiões da cidade. 

Além de enfrentar a lotação, a parcela (quase metade da população do município) que cuida dos pequenos cidadãos é também a que gasta mais tempo em seus deslocamentos: se o tempo médio dos deslocamentos entre os paulistanos em geral é de 2h43 (e já não é pouco!), entre os entrevistados neste estudo esse tempo salta para 3h03, ou, 20 minutos mais.

Resultados
Na pesquisa, a lotação do transporte público foi citada por 22% dos entrevistados, sendo que a dificuldade é maior especialmente entre moradores da região Leste.
 

Foram ainda mencionados por 11% dos entrevistados problemas como a falta de respeito no transporte (não ceder espaço, assentos, ou preferência a pessoas com crianças) e a insegurança no transporte público. 

Em seguida, há menções sobre outras dificuldades para circular com os pequenos, tais como: gente demais nas ruas; distâncias a serem percorridas; estrutura física dos ônibus (ônibus velhos, degrau elevado, catraca, espaço para o carrinho etc.); ausência de locais adequados para crianças no transporte público; falta de acessibilidade das calçadas (quebradas, com lixo, sem rampa de acesso, com degraus e elevações); e o tempo de deslocamento. 

Em menor porcentagem, foram mencionadas ainda: falta de sinalização nas vias (iluminação, faixas de pedestre, farol para pedestre); falta de sistema de segurança nas plataformas de metrô, trem e corredores de ônibus (porta de vidro, barreiras etc.)

Outro dado que chama a atenção: 13% dos paulistanos utilizam outro meio de transporte que não o ônibus municipal pelo fato de eles serem muito cheios.

Espaços públicos
Entre as diversas questões abordadas nesta pesquisa, merece destaque ainda o modo como os espaços públicos se oferecem na cidade a crianças e adolescentes. Neste caso, os que aparecem com a pior avaliação são os parquinhos públicos - 41% dos responsáveis consideram ruim ou péssima a qualidade destes equipamentos. Já centros culturais e bibliotecas receberam melhor avaliação dos entrevistados. 

Para ver a pesquisa na íntegra, no facebook da Rede Nossa São Paulo, acesse aqui

Leia também:
VLT de Maceió fará viagens com os pequenos na Semana da Criança
A pé para escola (Walk to school day)
Crianças ganham cartilha sobre mobilidade a pé
"Por que tão longe?". Mobilidade de crianças e estrutura urbana no DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário