Novo governo do ES estuda bilhete único para aquaviário, bike e ônibus

Proposta do Bilhete Único Metropolitano englobaria inclusive a integração já existente do sistema de ônibus de Vitória e de Vila Velha (Transcol)

Notícias
 

Fonte: Tribuna Online  |  Autor: Eliane Proscholdt*  |  Postado em: 18 de outubro de 2018

Proposta no ES integra as bikes ao sistema de ônib

Proposta no ES integra as bikes ao sistema de ônibus urbano

créditos: André Sobral/Prefeitura de Vitória

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que estuda a criação de um bilhete único que servirá tanto para pagar a passagem de ônibus quanto a do transporte aquaviário e das bicicletas compartilhadas.  

Segundo o economista Tyago Hoffmann, que faz parte da equipe de transição de Casagrande, o bilhete único metropolitano também contaria com a integração já existente dos sistemas de ônibus de Vitória e Vila Velha ao Transcol.

“Não necessariamente o bilhete único significa o mesmo valor de tarifa para os diferentes modais, pois ainda não sabemos se o aquaviário, por exemplo, terá o mesmo preço. O bilhete único significa que, com o mesmo cartão, a pessoa poderá acessar todos os serviços”, explicou.

Hoffmann ressaltou que, se houver valores diferentes, a pessoa só precisaria complementar com a diferença se quiser pegar mais de um modal no mesmo sentido.

Bicicletas
A próxima gestão promete ainda que retomará o projeto bike metropolitano, que também deverá estar incluído no bilhete único. “Além do modelo de bicicletas compartilhadas, como já existente em Vitória e Vila Velha, será estudado um outro formato”, apontou o economista. 

A proposta, de acordo com Hoffmann, é que a pessoa possa pegar a bicicleta próximo à sua casa, ir até o terminal, deixar a bike e pegar o ônibus. À noite, ela retorna para a sua casa na bicicleta e não precisa devolver na mesma hora, pagando uma tarifa diferenciada de aluguel de longa duração. E devolve no dia seguinte.

A proposta, conhecida como "Last Mile" (última milha), pretende criar uma rede que sirva para as pessoas complementarem um trecho de sua viagem tanto com a bicicleta como também por meio de ônibus das linhas alimentadoras.

*Participação ainda de Francine Spinassé e Caroline Freitas

Leia também: 
Bike Vila Velha inaugura 10 pontos de bicicleta em dezembro
Escola no ES inicia projeto de educação em mobilidade urbana
Subsídio ao transporte público é investimento
Bilhete único de Londres tem 'cheque especial' e recarrega sozinho


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário