Marrocos inaugura primeiro trem de alta velocidade da África

Projeto do TAV (TGV, em francês) custou 2,1 bilhões de euros, e é fruto de uma parceria estratégica entre França e Marrocos

Notícias
 

Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 15 de novembro de 2018

Trem de alta velocidade marroquino é inaugurado

Trem de alta velocidade marroquino é inaugurado

créditos: Divulgação

 

O rei Mohammed VI inaugurou nesse 15 de novembro de 2018 a primeira ligação africana por meio de TGV - trem de alta velocidade (Train à Grande Vitesse, em francês) entre as cidades de Tânger e Casablanca, via Rabat, na presença do presidente francês Emmanuel Macron.

 

A viagem inaugural percorreu as novas estações TGV de Tangier-Ville e Rabat-Agdal, bem como uma linha de alta velocidade (LGV - ligne à grande vitesse) Tanger-Kenitra, chamada LGV Morocco.

 

O investimento de 2,1 bilhões de euros, com quatro novas estações (Casablanca e Kenitra serão inauguradas posteriormente) e 200 km de uma nova linha para os melhores padrões mundiais, reduzirá o tempo da viagem de Tânger a Casablanca à metade. Passará das atuais 4 horas e 45 minutos para 2 horas e 10 minutos.


O TGV (ou TAV, como se diz no Brasil) pode chegar à velocidade de 320 km por hora.

 

O projeto é o orgulho do ONCF, operador nacional das estradas de ferro marroquinas, e seu diretor geral, Mohamed Rabie Khlie, obviamente esteve presente na inauguração, juntamente com Guillaume Pepy, o Presidente da SNCF, que opera a rede ferroviária da França, uma das melhores redes de trem do mundo.

 

Parceria

O LGV Marrocos é fruto de uma parceria estratégica franco-marroquina. A França financiou 51% do custo do projeto, ou seja, 1,1 bilhão de euros. A SNCF traz sua expertise em projetos, construção, operação e manutenção de alta velocidade do LGV. Tudo isso, com o objetivo de transferir o know-how francês (2.600 km de trilhos construídos, 35 anos de operação) em benefício das equipes marroquinas.

 

Em uma entrevista concedida em 2017, o diretor geral do ONCF afirmou: “Nosso objetivo é ter seis milhões de passageiros por ano após três anos de uso comercial“, disse numa entrevista ao Le Monde.

 

Veja o vídeo dos primeiros testes do TGV marroquino, que vai cruzar o deserto do Saara a 320 km/h:

Leia também:
Os trens que nos seduzem
Túnel de alta velocidade de Elon Musk será aberto dia 10 nos EUA
Trem rápido começa a operar em Miami neste sábado (19)
Hyperloop: uma nova forma de transporte?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário