Prefeitura de Fortaleza inicia projeto de caminhabilidade este mês

Em fase de teste, projeto que lança o Plano de Caminhabilidade da capital será implementado em avenida do bairro da Parangaba e no entorno do terminal de transporte

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Catalina Leite  |  Postado em: 10 de dezembro de 2018

Monitoramento será feito no entorno do terminal Pa

Monitoramento será feito no entorno do terminal Parangaba

créditos: Google Maps

A Prefeitura de Fortaleza se comprometeu a entregar, agora em dezembro, a primeira fase do projeto-piloto do Plano de Caminhabilidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O objetivo é garantir aos pedestres "um caminhar agradável e sem obstáculos", dizem os responsáveis pelo projeto.

 

O projeto será implementado como teste no bairro da Parangaba, na avenida Carlos Amora (continuação da Silas Munguba) e no entorno do terminal da Parangaba, anuncia o governo. Será realizado o monitoramento do local, e se a iniciativa se mostrar eficaz, o plano será estendido para toda a capital, por meio da aplicação do Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor). 

 

"A ideia é que o plano funcione como elemento norteador para os novos projetos da Prefeitura de Fortaleza", diz por meio de nota a Seuma.

 

Calçadas padronizadas

Para obter melhorias, alguns critérios serão levados em consideração. As calçadas devem ser padronizadas, sem desnível e acessíveis a todos. É importante que os caminhos tenham bancos com encosto, lixeiras e bebedouros, além de áreas com cobertura. 

 

Também a arborização e o paisagismo são tidos como essenciais para estimular as pessoas a caminharem, já que proporcionam conforto térmico. Ainda, segundo o órgão, questões como a velocidade dos carros e o tempo de espera entre os semáforos devem ser considerados, já que afetam diretamente os transeuntes. 

 

O Plano de Caminhabilidade vem sendo desenvolvido desde 2007 em parceria com instituições privadas, e a expectativa é ter sua fase preliminar entregue em março do próximo ano. A partir daí, a Seuma informa que serão realizadas consultas públicas para que a população opine sobre as mudanças e a experiência adotadas com o Plano.

 

Conceito

O termo walkability (caminhabilidade, em português) remete a um conceito que, aos poucos, vem sendo experimentado pelas gestões públicas de vários países, e que se refere ao quanto determinada área é propícia para transitar a pé.

 

Leia também:
Crescimento da frota de veículos impacta mobilidade em Fortaleza
Fortaleza implanta 'ciclofaixa zebrada'
Metrô de Fortaleza recebe R$ 1 bi para obra da Linha Leste
Bicicletar Corporativo entra em operação em prédios da Prefeitura de Fortaleza
Fortaleza ganha centro de pesquisa em mobilidade elétrica
Fortaleza terá ciclovia de referência no país


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário