Justiça de PE suspende qualquer decisão sobre aumento do ônibus

Liminar acata pedido de movimentos sociais do Grande Recife ligados à Frente de Luta pelo Transporte Público que denunciam problemas no processo de reajuste da passagem

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Diário de Pernambuco  |  Postado em: 24 de janeiro de 2019

Ato contra aumento da passagem, no Recife

Ato contra aumento da passagem, no Recife

créditos: UMES Pernambuco


A 4ª Vara da Fazenda Pública da Justiça Estadual concedeu liminar suspendendo qualquer discussão sobre o aumento das passagens de ônibus no Grande Recife. O pedido havia sido feito no fim da tarde dessa quarta-feira (23) por diversos movimentos sociais que integram a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP). 

 

Uma reunião governamental para votar o aumento da tarifa dos ônibus no Grande Recife estava marcada para amanhã, sexta (25).

 

No início da tarde, após protesto e passeata no Centro do Recife contra o aumento da passagem de ônibus na RMR, representantes de diversos movimentos da sociedade civil estiveram reunidos com o Governo de Pernambuco na sede do Palácio do Campo das Princesas. 

 

Thiago Jerohan, da Articulação Recife pelo Transporte; Pedro Josephi, conselheiro da sociedade civil do CSTM; Raíza Rabelo, representando a Frente de Luta pelo Transporte Público; Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco; um representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); o deputado federal Túlio Gadelha (PDT); e a codeputada estadual Kátia Cunha (PSOL) foram recebidos pelo secretário executivo do Gabinete do Governador, Antonio Limeira. 

 

Denúncias

Entre as denúncias, estão a falta de um protocolo para envio de propostas pelos conselheiros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM); a falta de tempo hábil para envio de propostas da sociedade civil contra o aumento; a disponibilização de documentos subsidiários exclusivamente aos conselheiros e, ainda assim, com dados fechados; e a falta de prazo para a sociedade civil analisar as propostas e colocar suas próprias. 

 

Entre os pedidos acatados, estão a anulação ou adiamento da próxima reunião do CSTM, marcada para esta sexta-feira (25), ou retirada da pauta de discussão do aumento da passagem da ata; e a discussão das propostas saídas da 3º Conferência Metropolitana de Transportes, desconsideradas como pauta nessa reunião.

 

Como resposta, o secretário informou que se comunicaria e consultaria com o governador Paulo Câmara (PSB), o chefe de gabinete Milton Coelho e o secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do CSTM Marcelo Bruto. Aguarda-se para a tarde desta quinta-feira (24) uma comunicação por parte do governo.

 

Leia também: 
Transporte público pede transparência e subsídio
Luxemburgo vai adotar tarifa zero no transporte público
Razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano
Justiça mantém suspenso reajuste das tarifas de ônibus no Recife
Maior aumento de tarifa do metrô de BH revolta passageiros



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário