Metrô de Salvador usará drone para monitorar 33 km de trilhos

Até o fim deste ano, drones sobrevoarão os trilhos do metrô baiano para fazer inspeções energéticas do alto, sem necessidade de desligamento de todo o sistema

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Marcelo Toledo  |  Postado em: 15 de março de 2019

Imagem de estação em Salvador feita a partir de dr

Imagem de estação em Salvador feita a partir de drone

créditos: Divulgação/CCR Metrô Bahia

Ele já é utilizado diariamente para otimizar a mão de obra e buscar qualidade nas informações nos 33 km do metrô de Salvador, mas a partir deste ano também deverá ser usado como ferramenta tecnológica para monitorar os trilhos da capital baiana.

 

Desde o segundo semestre do ano passado a concessionária que administra o metrô de Salvador (CCR Metrô Bahia) já utiliza um drone para sobrevoar os telhados de 20 estações e torres de retransmissão espalhadas por toda a extensão de trilhos em busca de problemas estruturais.

 

O próximo passo será utilizar o equipamento em instalações de média tensão energética, que atualmente só são acessadas após o desligamento da energia elétrica.

 

Monitoramento

Na sequência, será a vez de os trilhos serem monitorados pelo sistema, o que deve acontecer até o fim do ano, após a definição de metodologia e colocação de dados georreferenciados no equipamento.

 

“O drone dá rapidez, qualidade da informação e mitiga o risco de alguém trabalhar em lugares altos. Se ele encontra algum problema, com o vídeo gravado conseguimos colocar na mesa e discutir, o que normalmente numa inspeção não conseguiria. Conseguimos detectar se um parafuso está com folga ou se não está”, disse José Kako, gestor de manutenção da CCR Metrô Bahia.

 

Na próxima fase, ainda de acordo com o gestor, com o drone será possível fazer as inspeções energéticas de forma direta, sem a necessidade de desligamento de todo o sistema.

 

O metrô baiano tem atualmente 40 trens, transporta em média 370 mil passageiros em dias úteis e emprega 1.500 funcionários.

 

Leia também:
Governo da Bahia assina contrato de "VLT Monotrilho elevado"
VLT do Subúrbio: Governo da BA confirma consórcio
Salvador ganha ciclovia de 12 km ao lado da linha do Metrô
De helicópteros sob demanda a drones autônomos: futuro da mobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário