Porto Alegre comemora aniversário com passeio "Viva o Centro a Pé"

Para celebrar 247 anos da capital gaúcha, acontece no sábado (30) o tradicional passeio a pé, da Praça da Alfândega e Rua da Praia, passando por vários pontos históricos

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de março de 2019

Grupo reunido em edição anterior do Viva o Centro

Grupo reunido em edição anterior do Viva o Centro a Pé

créditos: Joel Vargas/ PMPA

Vale a pena participar neste sábado (30), a partir das 10h, da edição especial do tradicional passeio "Viva o Centro a Pé", organizado pela prefeitura gaúcha em comemoração ao aniversário da capital.

 

O percurso começa pela Praça da Alfândega, e terá como ponto de encontro o Santander Cultural, que fica na rua 7 de Setembro, 1028. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste site. A organização avisa que, em caso de chuva, o evento será cancelado.

 

Praça da Alfândega e Rua da Praia 

O passeio iniciará pela Praça da Alfândega, uma das mais antigas e tradicionais da capital, anteriormente chamada de Praça da Quitanda e Praça Senador Florêncio. Parte do sítio histórico tombado pela União, a praça marca o local de nascimento da cidade. À época, a praça ligava-se mais intimamente com o lago Guaíba, o porto e seu comércio. Hoje, o local é um ponto turístico e cultural, cercado por prédios históricos como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. 

 

Após a visita à praça, os caminhantes percorrerão a histórica Rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, a mais antiga da cidade. Quando de sua criação essa via também se desenvolvia ao longo da margem do Guaíba; mas, após sucessivos aterramentos, acabou por se afastar do lago. No seu entorno estão alguns dos principais pontos turísticos, monumentos arquitetônicos e instituições culturais de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana, a Igreja das Dores, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e o Museu do Trabalho, além de prédios históricos como o do Correio do Povo e o Cinema Imperial.

 

O passeio será acompanhado pelo arquiteto e urbanista Luiz Merino de Freitas Xavier, mestre em Planejamento Urbano Regional, com atuação na coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. Xavier é professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta e do Programa PAC Cidades Históricas em Porto Alegre.

 

Além do Viva o Centro a Pé, outros eventos marcam nos próximos dias o aniversário de Porto Alegre. Clique aqui para conferir. 

 

Serviço

Viva o Centro a Pé - Praça da Alfândega

Quando: Dia 30 (sábado), a partir das 10h

Ponto de encontro: Santander Cultural - rua 7 de Setembro, 1028 - Centro Histórico

Inscrição: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/

 

Leia também:
A (esquecida) rede hidroviária no RS
Concurso seleciona ideias para melhorar a cidade de Porto Alegre até 2050
Buracos em rua de Porto Alegre expõem antigos trilhos do bonde
Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros
Descontinuidade nas obras de mobilidade: o caso do BRT gaúcho


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário