Patinetes e bicicletas elétricas são regulamentados em Fortaleza

Decreto regulamenta velocidade máxima de 6 km/h para circulação nas calçadas. Objetivo é evitar acidentes com pedestres

Notícias
 

Fonte: Diário do Nordeste  |  Autor: Diário do Nordeste  |  Postado em: 02 de abril de 2019

Norma vai definir locais para parada dos patinetes

Norma vai definir locais para parada dos patinetes e bikes

créditos: Diário do Nordeste

A Prefeitura de Fortaleza assinou a Regulamentação para Operadoras de Micromobilidade, na tarde desta terça-feira (2), em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal. A regulamentação serve como primeiro passo para o início do compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos na capital cearense.

 

A iniciativa é parte do projeto de expansão da Política Cicloviária de Fortaleza. O novo serviço de mobilidade alternativa chega no modelo dockless, sem estações físicas para empréstimo e devolução dos aparelhos. Como em outras cidades, algumas áreas da cidade serão selecionadas para servir de pontos permitidos ao serviço, como delimita a legislação.

 

A assinatura do prefeito Roberto Cláudio ainda não marca o início do serviço em Fortaleza. O decreto oficial será publicado nesta quarta-feira (3) e a partir daí, esclarece o chefe do executivo municipal, é que será avaliado como e quantas empresas irão operar. Com base em conversas informais, no entanto, a prefeitura estima que a partir de maio o serviço seja inaugurado na cidade.

 

"Oficialmente a gente inicia um processo hoje e o edital vai ser publicado amanhã. O que a gente têm são conversas informais, empresas que já iniciaram um diólogo com a prefeitura, mas a gente não pode dizer ainda quantas já decidiram até porque a gente precisa da formalização pós-edital para saber quantas serão, assim como quantas bicicletas ou patinetes cada empresa irá implantar", afirma o prefeito.

 

A regulamentação dá início a "um período piloto de 12 meses, no sentido de que possam ser observados e analisados todos os impactos positivos e resolver, caso necessário, algum aspecto negativo", comenta o governo municipal.

 Além de Fortaleza, o serviço também foi regulamentado em São Paulo. A regra prevê que os patinetes elétricos circulem, preferencialmente, na malha cicloviária de Fortaleza, com velocidades de até 20 km/h. Mas, se usados em calçadas, a velocidade máxima não deve passar de 6 km/h.

 

Leia também:
Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
Serviço de patinetes elétricos estreia em Belo Horizonte
São Paulo: 11 empresas querem operar patinetes elétricos
"Elétricas abrem um novo capítulo para a bicicleta no Brasil"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário