São Paulo não amplia malha cicloviária desde 2016

Ciclovias e ciclofaixas da capital paulista se mantêm nos 498 km há quase três anos. Prefeitura diz que espera audiências públicas para discutir plano com a sociedade

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Natália Ariede, Willian Okada, Marcel Lopes  |  Postado em: 03 de abril de 2019

Ciclovia no Anhembi (ZN): poça d'água põe ciclista

Ciclovia no Anhembi (ZN): poça d'água põe ciclista em risco

créditos: Helder Lima/ RBA

A Prefeitura de São Paulo não aumenta a malha cicloviária da cidade desde 2016, incluindo ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) obtidos pelo jornal SP1, da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

 

Em 2008, a rede cicloviária da capital somava 11 km de extensão; em 2016, saltou para 498 km. Desde 2017, no entanto, não ganhou mais nenhum trecho e os ciclistas denunciam falta de manutenção e conexão com outros modais de transporte.

 

“Falta interligação entre a zona leste e o centro da cidade. Muitos trabalhadores deixam de utilizar a ciclovia justamente por não ter continuidade”, disse o publicitário Anderson Augusto, que acaba se alternando entre pedalar em meio aos carros, nas avenidas, e entre as pessoas, nas calçadas. “O poder público não imagina o quanto a bicicleta é um modal importante para uma cidade deste tamanho”, continuou.

 

Ciclovias apagadas

Durante o período de um ano e três meses em que João Doria (PSDB) esteve à frente da Prefeitura, uma lei com novas regras para ciclovias foi criada. A decisão de implantar novos trechos ficou submetida à aprovação em audiências públicas e estudos de demanda, enquanto algumas ciclovias eram apagadas.

 

No fim de 2018, a CET lançou um plano cicloviário com a missão de reconhecer definitivamente a bicicleta como meio de transporte e com a proposta de expandir a rede para 1.420 km. Apesar disso, São Paulo continua com os mesmos 498 km que tinha em 2016.

 

Na terça-feira (2), ciclistas discutiram com a prefeitura a concessão da Zona Azul para a iniciativa privada. Eles temem perder espaço nas ruas para o estacionamento rotativo. “Não quero ter que lidar com uma empresa, quero dialogar com o poder público para fazer uma cobrança”, disse uma ativista.

 

Malha cicloviária da cidade de SP, desde 2016. Foto: Reprodução/TV Globo

 

O que diz a Prefeitura

Sobre a ampliação da malha cicloviária, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, disse que está aguardando a conclusão de audiência públicas.

 

“A Prefeitura criou o novo plano cicloviário da cidade de São Paulo, que está sendo discutido com a sociedade. Durante maio e junho vamos terminar as oito audiências públicas que faltam para colocar o plano em prática”, disse.

 

Questionado se o ideal não seria primeiro implementar uma boa malha, para incentivar a população a utilizar o modal, que não polui, não gera trânsito e impacta na qualidade de vida, ao invés de esperar que as pessoas solicitem, o secretário argumentou que a malha está inserida no contexto de toda uma cidade, que também deve atender aos interesses de moradores.

 

“Não é simplesmente ligar um ponto a outro. A sociedade tem que ser ouvida, o usuário tem que ser ouvido, o entorno tem que ser ouvido”, afirmou Caran.

 

Sobre a falta de manutenção, apontada pelos ciclistas, o secretário disse que a gestão Doria-Covas restaurou, sim, 42 km de malha – o equivalente a 8,5% do total.

 

“Restauramos 42 km da malha durante o programa de recapeamento da capital. Fora isso, a CET está restaurando 9 km, e os 325 km serão restaurados 2020”, garantiu o secretário.

 

Leia também:
Transporte por carro custa R$ 20 mil por ano em SP, aponta estudo
40% das ciclovias e ciclofaixas de SP têm problemas, aponta auditoria
Exposição à poluição é desigual na cidade de São Paulo
SP tem mais mortes e acidentes de trânsito, revela Mapa da Desigualdade
Trânsito da cidade de SP já matou 16 ciclistas até setembro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário