Burrices Urbanas, a nova seção do Mobilize

Artigo inicia série de conteúdos sobre erros e vícios comuns na construção e manutenção dos espaços urbanos. O autor é o arquiteto e urbanista Edison Eloy de Souza

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Burrices Urbanas  |  Autor: Edison Eloy / Marcos de Sousa  |  Postado em: 10 de abril de 2019

Poste x sinalização podotátil: exemplo de erro

Poste x sinalização podotátil: exemplo de erro

créditos: G1 Palmas


Coisas, práticas e ideias fora da ordem nas cidades brasileiras

Nesta semana começamos a publicar uma série de pequenos artigos do experiente arquiteto e urbanista Edison Eloy de Souza sobre uma série de práticas e vícios construtivos que prejudicam as cidades do Brasil e talvez até algumas de outros países. São os excessos de fios e cabos pendurados sobre as calçadas, as rampas de carros colocadas no caminho de pedestres, a inexplicável mania de pintar com cal as guias, sarjetas e caules das maltratadas árvores urbanas. São tantas esquisitices que Edison Eloy sugeriu o nome “Burrices Urbanas” para a nova série. A ideia é não apenas apontar os problemas, mas também sugerir soluções práticas para esses males.

 

São problemas às vezes invisíveis, pequenos ou grandes, locais ou nacionais, envolvendo políticas públicas e macro planejamento urbano: passeios, praças, paisagismo e arborização, iluminação, saneamento, ocupação de espaços públicos e, obviamente, mobilidade urbana em suas várias escalas.

 

Edison Eloy avisa: “Não pretendemos esgotar aqui todo o rol de besteiras presentes nas cidades, seja por improvisação, negligência, ou tolerância excessiva a erros e falhas. Mas, com a colaboração e participação dos leitores interessados, poderemos ampliar esse repertório, e quem sabe, sensibilizar os responsáveis pela gestão das cidades”. Portanto, colaborações, sugestões e críticas – desde que conduzidas de forma civilizada – serão sempre bem recebidas.

 

Para começar e aproveitar o início das avaliações da Campanha Calçadas do Brasil, que está em plena atividade nas 27 capitas, Edison Eloy abre a série com aquelas “burrices” que afetam diretamente quem caminha ou circula em cadeiras de rodas no meio urbano.  


Leia mais no blog Burrices Urbanas


 

Leia também:
Pais de alunos protestam por falta do transporte escolar em Porto Velho
Brasília para Pessoas:  Novo capítulo na novela “Linha Verde”
Pé de igualdadeMobilidade a pé acolhe a longevidade
Multa para pedestre e ciclista é inaplicável

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário