Mortes de ciclistas em SP crescem 220% e batem recorde

Acidentes de trânsito na capital, nos três primeiros meses de 2019, mataram 16 ciclistas; onze a mais do que no ano passado, segundo dados do Infosiga

Notícias
 

Fonte: Metro Jornal  |  Autor: André Vieira  |  Postado em: 23 de abril de 2019

Ciclovias estão sem manutenção e põem ciclista em

Ciclovias estão sem manutenção e põem ciclista em risco

créditos: Marcos de Sousa/ Mobilize


A cidade de São Paulo registrou a morte de 16 ciclistas em acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano, segundo o Infosiga, banco de dados do governo do estado. 

 

O número, divulgado na segunda-feira (22), representa aumento de 220% em relação ao mesmo período do ano passado (quando foram registrados cinco óbitos), e é o maior desde o início da série histórica, em 2015.

 

Também foram os casos entre ciclistas que puxaram para cima o total de óbitos em acidentes de trânsito na capital paulista, que subiu 2,9% e passou de 202 para 208, entre janeiro e março de 2018 e 2019.

 

Neste mesmo intervalo houve aumento das mortes de vítimas em carros, de 17 para 22 casos (29,4%), e queda entre pedestres, de 96 para 89 (-7,2%), e entre motociclistas, de 74 para 70 (-5,4%).

 

Falta de políticas públicas

Para o ciclista e consultor em política de mobilidade urbana Daniel Guth, o aumento das mortes envolvendo bikes é “absurdo” e revela a falta de continuidade da política cicloviária na capital.


“Não adianta ter planos de médio e longo prazo se não conseguimos resolver problemas imediatos e que estão piorando a segurança do ciclista, como a falta de manutenção das vias e de fiscalização”, afirmou o consultor.

 

Divulgada em dezembro do ano passado, uma pesquisa da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) apontou que 40% das ciclovias e ciclofaixas da capital tinham problemas de manutenção.

 

A prefeitura disse que mantém análise constante dos acidentes e que a população precisa se conscientizar sobre a necessidade de respeitar as leis. Segundo a atual administração, até 2020 serão investidos R$ 325,7 milhões na construção de 173,3 km de ciclovias e na reforma de outros 310,6 km. 

 

A capital tem 498,3 km de malha cicloviária permanente e 122,2 km de ciclofaixas de lazer (nos domingos e feriados).

 

Leia também:
Ciclistas se arriscam em ponte sem infraestrutura na zona oeste de SP
São Paulo tem 66% de aumento de ciclistas e redução de 34% nas mortes
O que falta para as ciclovias de SP deslancharem para valer?
Trânsito da cidade de SP já matou 16 ciclistas até setembro
40% das ciclovias e ciclofaixas de SP têm problemas, aponta auditoria


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário