Tomates e copos vermelhos: o jeito criativo de protestar em ciclovias

Ciclistas dos EUA, Reino Unido e Austrália desenvolveram uma nova e impactante forma de protestar pela vida de quem se arrisca de bike nas ruas

Notícias
 

Fonte: Bicycling  |  Autor: Erika Sallum  |  Postado em: 02 de maio de 2019

Copos vermelhos demarcam ciclovia desprotegida nos

Copos vermelhos demarcam ciclovia desprotegida nos EUA

créditos: bikepgh.org

Dias atrás, cicloativistas de várias cidades do mundo deram um show de criatividade ao inaugurar uma nova forma de protesto, que pede por mais segurança para quem se arrisca diariamente de bicicleta pelas ruas.

 

Batizada de #RedCupProject, a iniciativa consiste em colocar copos de plástico vermelhos ou tomates ao longo de ciclovias sem separação física vertical do trânsito, ou mesmo em pistas de ruas e avenidas muito usadas por ciclistas, porém sem qualquer tipo de proteção a esse usuário.

 

Em poucos minutos, os copos e tomates costumam ser massacrados por veículos motorizados, criando uma cena poderosa de pontos vermelhos no asfalto, como a lembrar o sangue derramado por tanta gente morta de bike na violência do trânsito.

 

Tomate, prestes a virar uma massa vermelha e chocante na pista. Foto: Doug Gordon/ Brooklin Spoke

 

Urbanismo tático

O movimento surgiu de forma quase espontânea para prestar homenagem a Dave Salovesh, um importante cicloativista norte-americano, morto recentemente em Washington D.C. ao ser atingido por um carro fugindo da polícia — o automóvel estava a mais de 100 km/h quando acertou o ciclista.

 

Esse tipo de “tactical urbanism” (urbanismo tático), como é chamada lá fora essa reapropriação do espaço público, não é proibida por lei. Além disso, provoca forte impacto nas redes sociais e sites de organizações como a BikePGH e ativistas em geral, que nos últimos dias encheram o Instagram e o Twitter de imagens poderosas de tomates massacrados e copos estraçalhados em segundos por carros totalmente desavisados.

 

A hashtag #RedCupProject começou na Pennsylvania Avenue, em Washington D.C., e rapidamente se alastrou por diversas cidades dos Estados Unidos, além de outros países como o Reino Unido e a Austrália.

 

Os copos e tomates foram usados pela primeira vez por um professor e ciclista de Portland, no Oregon, uma das cidades mais eletrizantes para quem curte bike no mundo e onde reside uma leva de ótimas cabeças pensantes no assunto.

 

A ideia é exigir que o governo de cada local construa proteções verticais, que barrem de fato os carros e motos de entrarem nas ciclovias, como vemos acontecer diariamente.

 

Prática, barata e eficiente, a campanha bem que poderia chegar logo por aqui. Bela ideia, não?!

 

Leia também:
Mortes de ciclistas em SP crescem 220% e batem recorde
Malha cicloviária de Aracaju tem 60% das vias em más condições
Em Cambridge, lei exige ciclovia em toda rua que passar por melhorias
Ciclista é excluído em obra de requalificação no centro do Recife
Ciclistas se arriscam em ponte sem infraestrutura na zona oeste de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário