Greve mundial dos motoristas da Uber expõe a face da precarização

Protesto de condutores de apps na quarta (8) denuncia as péssimas condições de um trabalho sem garantias trabalhistas, que cresce à sombra da crise do transporte público

Notícias
 

Fonte: Revista Fórum  |  Autor: Vinicius Sartorato*  |  Postado em: 10 de maio de 2019

Protesto ocorreu em várias cidades do Brasil e do

Protesto ocorreu em várias cidades do Brasil e do mundo

créditos: Agência Brasil

Com operações em aproximadamente 170 países no mundo, 785 regiões metropolitanas, 110 milhões de usuários, um valor maior que US$ 50 bilhões e investidores como a Google, Baidu, Toyota, Microsoft e Goldman Sachs, a empresa norte-americana Uber vem gerando muita polêmica e protestos.

 

Na última quarta-feira (8) houve uma paralisação internacional dos motoristas da Uber e aplicativos similares contra suas condições de trabalho. A ausência de garantias trabalhistas, a cota da empresa sobre cada corrida e ainda os altos valores dos combustíveis no caso brasileiro foram o pontos mais importantes do protesto.

 

Com o consumo do seu aplicativo em crescimento e dada as dificuldades do transporte público brasileiro, a Uber vai se consolidando no país e segue ampliando suas atividades. Atuando no mercado de tecnologia e de transporte, a empresa está presente hoje em todas capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades do país. O “terremoto” causado gerou diversos reflexos, inclusive tornando-se um dos principais temas das últimas eleições municipais (2016).

 

Adorado e odiado por muitos, o serviço da empresa rendeu – e promete render ainda – muitas histórias. Na cidade São Paulo, foi proibido em abril de 2015 pela Justiça e autorizado em junho do mesmo ano pela Câmara Municipal , até sua regularização com o decreto do então prefeito, Fernando Haddad, no dia 10 de maio de 2016.

 

Desde aquele momento, sob um clima de insegurança jurídica, tendo sido proibido em alguns lugares e regulamentado em outros, muitos trabalhadores foram coagidos e chegando em muitos casos a ter até seus carros apreendidos.

 

Sem uma regulamentação apropriada e clara, muitos prefeitos se aproveitaram do momento, porém as críticas e problemas permanecem sem uma decisão estruturada e eficiente.

 

Os taxistas e empresários do ramo de transporte, por exemplo, alegam estarem sendo prejudicados por respeitarem a legislação e sofrer com concorrência ilegal.

 

Sem direitos

Advogados e sindicalistas, por sua vez, argumentam que os direitos dos motoristas de aplicativos estão sendo desrespeitados, sendo que as empresas – em especial a Uber – desrespeita a legislação trabalhista brasileira e o vínculo empregatício, com reflexos graves, claramente identificados, como jornadas de trabalho abusivas, o não-pagamento de horas-extras, férias, direitos previdenciários e de saúde laboral. Todos argumentos válidos.

 

Enquanto isso, entre a ganância da empresa, a inércia da Justiça e o oportunismo dos políticos, prefeitos correram para negociar acordos lucrativos para suas cidades, mas nenhum para beneficiar os motoristas.

 

Sabemos que o Ministério Público Federal (MPF) está propondo a regulamentação federal dos serviços de Uber e similares. O lobby da Uber e empresas similares, porém, é gigantesco – está nas esferas de poder do Brasil e de tantos outros países.

 

Longe da “esperteza” de alguns prefeitos, da ganância da empresa Uber, das máfias de licenças ilegais dos táxis, deveríamos pensar nesses trabalhadores, nos pais e mães de família, taxistas e motoristas em geral, que estão lutando diariamente para sobreviver.

 

Deveríamos pensar que, mais do que respostas reducionistas, corporativistas ou oportunistas, o Brasil precisa dar uma resposta equilibrada e concreta para essa questão – e essa é a oportunidade histórica!

 

O desafio do Ministério Público Federal e da cidadania em geral é o de apresentar aos políticos e ao país uma proposta que desburocratize os serviços de táxi, que destrua as máfias que se instalaram neste mercado há décadas, ilegalmente vendendo licenças e alvarás; bem como estabeleça uma legislação unificada que atenda às demandas da população, das cidades, dos taxistas e dos motoristas de aplicativo que estão sendo duramente penalizados e explorados por mais uma multinacional.

 

Qualquer decisão que não seja federal e responda a essas demandas fará com que continuemos testemunhando um verdadeiro escândalo e descalabro contra o país.

 

*Sociólogo e mestre em Políticas de Trabalho e Globalização pela Universidade de Kassel (Alemanha)

 

Leia também:
Uber expande serviço para o transporte público de Londres
Uber livre de culpa em acidente com carro autônomo que matou pedestre
Corte no vale-transporte em SP leva empregado a negociar benefício
Uber inclui itinerários do transporte público e vende passagens nos EUA
Transporte público pede transparência e subsídio

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário