Justiça fará intervenção para acelerar climatização dos ônibus no Rio

Ministério Público determina intervenção no transporte coletivo da capital para que frota esteja equipada antes do prazo de setembro de 2020 definido pela prefeitura

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Edimilson Ávila  |  Postado em: 31 de maio de 2019

Toda a frota no Rio deveria ter sido climatizada d

Toda a frota no Rio deveria ter sido climatizada desde 2016

créditos: Rio Ônibus

A Justiça do RJ decretou uma intervenção para acelerar a climatização dos ônibus do Rio. Um gestor independente vai coordenar os trabalhos com a Prefeitura do Rio e as viações.

 

Nas negociações que levaram ao aumento da passagem, no fim de janeiro, o prefeito Marcelo Crivella ajustou o calendário da refrigeração. Em troca do reajuste de R$ 3,95 para R$ 4,05, as empresas de ônibus teriam de equipar ar-condicionado em todos os carros até setembro de 2020, com metas a cumprir gradativamente.

 

No pedido de intervenção, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), defendeu atos operacionais necessários para a climatização integral da frota antes desse prazo. Além da climatização, a intervenção contempla medidas para o aumento do controle e da eficiência no planejamento e gestão dos serviços.

 

O interventor deverá ter acesso à “caixa-preta” das receitas e despesas do setor - composto por 36 empresas e os consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz, no caso do BRT.

 

Climatização 

Toda frota de ônibus da cidade deveria ter sido climatizada no ano de 2016. Atualmente, um termo de conciliação assinado por representantes das empresas e da Prefeitura, estabeleceu um cronograma de toda frota até setembro de 2020.

 

Procurada, o Rio Ônibus informou que que tem cumprido todas as metas acordadas com o Executivo Municipal e que pretende recorrer da decisão.

 

Leia também:
Sancionada lei para instalação de ar-condicionado em ônibus do Recife
Rio de Janeiro lança cartão único para todos os meios de transporte
Legado da Copa e Olímpiada no transporte do Rio foi anulado pela crise
Cinco pontos para melhorar o transporte público no Brasil
Por que o Rio tem um dos piores sistemas de transporte do mundo?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário