Arquitetura para bicicletas

Exposição reúne exemplos de projetos arquitetônicos desenhados para ciclistas e suas bicicletas. Há pontes, ciclovias, estacionamentos de bikes e edifícios inteiros

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Bycs/Bab  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de julho de 2019

Melkwegbridge, na Holanda: um dos projetos em exib

Melkwegbridge, na Holanda: um dos projetos em exibição

créditos: Next Architects

Dias atrás estivemos no Seminário Internacional de Mobilidade Urbana realizado pela AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos) de São José dos Campos, em São Paulo. Após muitas palestras e apresentações de cases sobre veículos elétricos, bicicletas, caminhabilidade, transporte coletivo e tecnologia, surgiu a questão de como seria possível preparar as cidades para essa nova distribuição  - mais democrática  - dos espaços públicos.

 

A resposta não é simples. Passa pela adaptação de toda a infraestrutura urbana a este novo momento, incluindo demolição de muitas obras, como vias expressas, viadutos e estacionamentos, a requalificação de outros espaços como parques e, muito provavelmente, a construção de novos edifícios, vias, passarelas e calçadas para pedestres, ciclistas e veículos elétricos autônomos.

 

Uma prévia desse futuro não tão distante está sendo oferecida pela Bienal de Arquitetura da Bicicleta, evento organizado na Holanda para celebrar os novos projetos de edificações e infraestrutura construídos para acolher de forma mais justa e adequada os ciclistas e as bicicletas que estão tomando as ruas, em todo o mundo. A curadoria esteve a cargo de arquitetos do escritório Next Architects, que tem sedes em Amsterdã e Beijing e, por isso, a maior parte dos projetos selecionados está na Europa. Mas há também bons exemplos na Austrália, China, Estados Unidos e Nova Zelândia.

 

O lançamento da exposição ocorreu em Amsterdã, em junho passado, passou pelo Velo-City, em Dublin, e agora a mostra deve percorrer vários países do mundo, incluindo o Brasil. 

Para saber mais, veja o vídeo e conheça os projetos  da exposição.

 

 

 

 

 Conheça os projetos:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leia também:
Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal
Cidade italiana faz da bicicleta um exemplo de mobilidade urbana
21º Congresso Brasileiro de Arquitetos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário