Concurso estimula compartilhamento de descobertas feitas a pé pela cidade

"Descobri a Pé" convida pessoas a publicar em suas redes sociais os aprendizados que só são possíveis na velocidade do caminhar

Notícias
 

Fonte: SampaPé  |  Autor: Semana do caminhar  |  Postado em: 12 de julho de 2019

"Descobri a Pé" Campanha da Semana do Caminhar 2019

créditos: Divulgação

Caminhar é o modo de deslocamento mais comum, e também o que melhor permite às pessoas prestarem atenção ao que está à sua volta. É por isso que na ocasião da Semana do Caminhar 2019, a ONG SampaPé! convida cidadãs e cidadãos a compartilhar o que se pode aprender e descobrir ao caminhar na cidade. O concurso “Descobri a Pé” tem como objetivo estimular o olhar lúdico, além de reunir imagens com exemplos de descobertas compartilhadas por caminhantes pelas cidades brasileiras.

 

Para participar basta postar, entre os dias 1º e 29 de julho de 2019, fotografias das descobertas que se faz ao caminhar nas cidades. Como por exemplo, com placas sobre elementos históricos, nome de plantas, animais, histórias de bairros, arquitetura, obras de arte, entre outras. Elas devem ser publicadas nos perfis pessoais de seus autores no Facebook ou Instagram, com o post em modo público, e usando as hashtags “#DescobriAPé” ou “#descobriapé” e “#SemanaDoCaminhar2019”, além do nome da cidade onde foi tirada a foto. A legenda deve explicar qual foi a descoberta feita ao caminhar para compartilhar o conhecimento com mais pessoas.

 

O concurso é uma oportunidade para que as pessoas aumentem sua identificação com o caminhar, como explica Leticia Sabino, presidente da ONG SampaPé!: "as possibilidades de descobertas são uma das maiores vantagens do caminhar nas cidades, o que nenhuma outra forma de estar e se mover na cidade pode proporcionar, pois é preciso olhar atento, interação e uso dos sentidos. Com a ação, pretendemos valorizar a experiência do caminhar."

  

A organização da Semana do Caminhar irá reunir as fotos publicadas em um álbum compartilhado pelas redes sociais de SampaPé! (www.facebook.com/sampape.sp) no dia 4 de Agosto 2019. Entre os dias 4 e 10 de agosto, as fotos poderão receber “likes” no álbum no Facebook do SampaPé! As 10 fotos mais curtidas, que contemplem temas diferentes, serão selecionadas e entrarão em uma publicação final digital mostrando o que se pode aprender a pé. A publicação deve ser divulgada na Semana da Mobilidade Urbana, do dia 22 de setembro. O regulamento do concurso está disponível no link  http://bit.ly/regulamentodescobriape.

 

A Semana do Caminhar 


Articulada pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada. 

Em 2019, a Semana acontece de 4 a 10 de agosto, com várias atividades abertas que convidam mais pessoas a se identificarem como caminhantes e se proporem a caminhar mais em seu dia a dia. “Aprender Caminhando” é o tema deste ano, de forma a celebrar mais uma das oportunidades proporcionadas pelo caminhar. Ao interagir com a cidade na velocidade do caminhar é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos caminhos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas. O calendário de eventos e outras informações podem ser encontrados em www.semanadocaminhar.org.

 

Desde 2017, o evento acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.


Leia também:

Calçadas acessíveis: o exemplo de Porto União (SC)

Fotografe as 'mensagens' que a cidade manda aos caminhantes

Caminhar na cidade. Uma forma de mobilidade urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário