Ação cobra da prefeitura de Blumenau que fiscalize as calçadas

Segundo a promotoria do estado (MP-SC), município não estaria supervisionando os passeios da cidade. Ação é para obrigar prefeitura a apresentar cronograma de vistoria

Notícias
 

Fonte: O Município Blumenau  |  Autor: Alice Kienen  |  Postado em: 29 de julho de 2019

Trecho de calçada todo esburacado, em Blumenau

Trecho de calçada todo esburacado, em Blumenau

créditos: Alice Kienen

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) ajuizou uma ação civil pública para obrigar a Prefeitura de Blumenau a apresentar um cronograma de fiscalização da situação das calçadas no município, como forma de cobrar para que esta vistoria seja efetuada. O promotor do caso é André Fernandes Indalencio.

 

Indalencio defende que a medida é feita em nome da "garantia coletiva de acessibilidade urbana plena e da própria justiça social", reforçando que as calçadas e passeios têm uma função para a população, além da particular do proprietário.

 

Segundo o promotor, o estado de abandono e inadequação da maioria das calçadas é "inquestionável". Ele alega que, apesar de realizar campanhas de conscientização, a fiscalização da prefeitura não é efetiva, descumprindo a Constituição Federal.

 

Em algumas regiões da rua Bahia, simplesmente não há calçamento nos passeios públicos. Foto: Alice Kienen

  

Além de mudar a forma como a prefeitura opera as fiscalizações, a ação pretende contribuir para "uma efetiva garantia da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, com a realização, na medida do possível, do ideal de solidariedade igualmente previsto a nível constitucional"

 

Entretanto, apesar de o documento focar na ineficiência da fiscalização da prefeitura, o promotor também reitera que a responsabilidade é dos proprietários. É o dono do terreno quem tem a obrigatoriedade de construir a calçada adequada e acessível e mantê-la conservada.

 

A conservação das calçadas, inclusive, é parte de outro atrito entre o Ministério Público e a Prefeitura de Blumenau, que tinha o hábito de roçar as calçadas quando a Urbanizadora ainda atuava na cidade. Porém, "a manutenção deve ser feita pelo dono do terreno".

 

Apesar de Indalencio reconhecer que este não é um problema que pode ser resolvido a curto prazo, ele enfatiza que isso não justifica a omissão do poder público em buscar controlar a situação. A cobrança é de que haja, ao menos, um plano mínimo de fiscalização que possa ser implementado. "Trata-se de fazer a administração pública realizar sua função, inclusive para atendimento do dever constitucional de eficiência", afirma. 

 

Cronograma

A sugestão é de que a averiguação seja feita em três anos. Isto incluiria a vistoria das calçadas, a notificação do proprietário, imposição de multa administrativa e a intervenção judicial. Caso o cronograma não seja seguido, a multa mensal pode chegar a R$ 5 mil e o agente público respectivo poderia passar por uma ação administrativa.

 

A reportagem do site O Município de Blumenau buscou uma posição da Prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

 

Leia também:
Cartilha de calçadas de Blumenau (SC)
"Calçada é responsabilidade das prefeituras"
Documentos da ação do MPSC para a melhoria de calçadas em Porto União
Municípios são responsáveis por calçadas, esclarece Crea-PR
Caminhabilidade nas cidades brasileiras: muito além das calçadas
Prefeitura de SP anuncia plano de recuperar 1,5 mi de m² de calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário