Um desafio para engenheiros, arquitetos e curiosos

Degraus são proibidos nas calçadas, segundo as leis e normas de acessibilidade. Mas existem...e desafiam pedestres e cadeirantes. O que fazer?

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Yisrael Silva | Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de setembro de 2019

Desafio ao pedestre: degrau com mais de um metro d

Desafio ao pedestre: degrau com mais de um metro de altura

créditos: Yisrael Silva

O leitor Yisrael Silva - que estuda arquitetura -  enviou a foto desta calçada em São José dos Campos (SP) com um enorme degrau entre duas residências. O problema - em diferentes escalas - é comum em várias localidades do Brasil. Vários bairros de São Paulo, por exemplo, oferecem esse tipo de desafio radical aos pedestres: saltar ou seguir pela pista de carros. O erro tem origem na forma como os lotes foram parcelados e na largura da faixa deixada para entrada de veículos e calçada.

 

Como toda a estrutura já está consolidada, a solução mais simples seria a redução da largura da via de automóveis para a colocação da calçada sobre a área asfaltada, exigindo a mudança de guia, sarjetas e também das galerias e tubulações de águas pluviais.

 

Alguém tem alguma ideia melhor? Escreva, sugira, comente, mande seu palpite!


Leia também:
Burrices Urbanas
Caminhabilidade nas cidades brasileiras: muito além das calçadas
Calçadas não se resolvem só por decreto


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário