Faixa com led no Amapá reforça a atenção do pedestre na travessia

No município de Santana, a 17 km de Macapá, a tecnologia '+Light Line' foi instalada para sinalizar, no chão, em verde e vermelho, um cruzamento movimentado da cidade

Notícias
 

Fonte: Portal do Governo  |  Autor: Henrique Borges  |  Postado em: 05 de setembro de 2019

Perímetro é um dos mais movimentados da cidade

Perímetro é um dos mais movimentados da cidade

créditos: Irineu Ribeiro

Um dos cruzamentos mais movimentados de Santana, município a 17 km de Macapá, recebeu na noite de quarta-feira (4) a tecnologia "+ Light Line". O sistema de led, que alterna verde e vermelho no asfalto, foi instalado em cada extremidade da faixa de pedestres para chamar a atenção para a abertura ou fechamento do semáforo. 

 

A novidade, implantada na Av. Dom Pedro com a Rua Salvador Diniz, é um recurso que faz parte do plano de mobilidade urbana de Santana.

 

Reforço visual ao pedestre no sinal vermelho. Foto: Irineu Ribeiro

 

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, de 2017, mais de 60% dos pedestres no trânsito têm o hábito de usar o celular, e mais de 70% admitem não olhar para os lados ao atravessar uma via, na faixa de pedestre.

 

Desde o mês de agosto, o Núcleo de Educação do Detran permaneceu no cruzamento, orientando pedestres sobre a utilização correta da faixa, e importância da nova tecnologia, que também já é utilizada em grandes cidades da Europa.

 

 Estudante Adriana de Souza e autônoma Elisângela Borges elogiaram iniciativa.
"Nesta rua já houve diversos acidentes por conta da desatenção, tanto de pedestres, quanto de motoristas", afirmou Elisângela. Foto: Irineu Ribeiro

 

O trabalho de Mobilidade Urbana realizado pelo governo estadual em Santana já instalou 39 semáforos em nove cruzamentos do município, além de 23 km de vias pavimentadas, drenadas, terraplanadas e com calçamento, meio-fio, ciclovia e sinalização.

 

Segundo o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, os demais semáforos também receberão o recurso, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana. 

 

Leia também:
Macapá: ruas largas e calçadas inacessíveis
Cidades de Israel usam criatividade para dar segurança ao pedestre
Uma jaqueta inteligente, para dar mais segurança ao ciclista
Maringá (PR) inova com placas de rua iluminadas por energia solar
Leds nas calçadas para alertar os distraídos com o celular


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário