Heliópolis, na zona sul de SP, recebe o Festival Bike Arte Gira

No dia 29 (domingo), uma grande festa de rua ocupará o bairro paulistano com atividades gratuitas que levam as pessoas a refletir sobre a qualidade de vida urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de setembro de 2019

No Festival, crianças aprendem a andar de bike sem

No Festival, crianças aprendem a andar de bike sem rodinhas

créditos: Sylvia Sanchez

Uma grande festa aberta e gratuita - o Bike Arte Gira* – vai tomar conta de uma rua da zona sul de São Paulo no domingo, dia 29 de setembro. Será na rua Coronel Silva Castro, bairro de Heliópolis. O festival acontece o dia todo, das 11h às 19h, sendo que as maiores atrações já estão sendo produzidas lá mesmo pela comunidade.

 

Durante a semana que antecede o festival, 100 moradores divididos em quatro oficinas de formação, aprenderão a criar obras e projetos que buscam melhorar a qualidade de vida na cidade. São atividades direcionadas à mobilidade urbana sustentável, à ocupação das ruas pelas pessoas, à arte urbana e à inovação social. 

 

O resultado dos cursos será apresentado durante o festival. O público será chamado a participar de intervenções artísticas e educacionais idealizadas durante as oficinas. Assim, as pessoas poderão colaborar na produção de grafites nos muros do bairro, colar cartazes tipo lambe-lambe ou ainda tomar conhecimento de como a bicicleta pode ser usada para estimular o turismo urbano e a produção cultural.

 

Outras atrações estão programadas para promover a aproximação da população e a reflexão sobre o modo de vida urbano. Crianças vão aprender a andar de bicicleta sem rodinhas auxiliares com a equipe Rodinha Zero, pintar o rosto durante a recreação infantil, ouvir histórias do grupo Passarinha Contou e ainda participar de uma ação de jardinagem urbana.

 

Festival terá atividades gratuitas, para jovens e adultos. Foto: Sylvia Sanchez

 

Já os jovens e adultos poderão apreciar a literatura local com as performances do coletivo de contação de histórias, Núcleo Atômico, e do Slam do Helipa, grupo local que promove um campeonato de poesia falada. 

 

Quem curte esportes radicais não pode perder a apresentação do Portal Wheeling, liga esportiva liderada por Hudson Xavier que estimula o crescimento do wheeling, um tipo manobra conhecida nas periferias como “dar o grau”, que consiste em empinar a bicicleta para andar em apenas uma das rodas pela maior distância possível. O portal possui um canal no Youtube com mais 2 milhões de seguidores. 

 

Na cena musical, outros talentos da favela vão embalar o público, tais como o grupo de rap Coletivo Avante, o cantor de MPB, Ronald Melo & O Club e o grupo local de dança urbana, Street Fênix. Nos intervalos, discotecagem de DJs da comunidade e, para finalizar o evento, um show especial com o rapper Dexter, que já se apresentou com Mano Brown e Racionais MCs.

 

Para mais informações acesse http://bit.ly/BikeArteGiraHelipa

 

Serviço

Festival Bike Arte Gira - Heliópolis

Quando: Dia 29 de setembro, das 11h às 19h

Onde: Rua Coronel Silva Castro, Heliópolis, SP

Evento gratuito


*O Bike Arte Gira, organizado por Bike Arte e pelo Instituto Aromeiazero, é um projeto voltado a populações menos favorecidas com intuito de fomentar a arte e promover o direito à cidade e mobilidade urbana. É composto por oficinas de formação educacional, cultural e artística e um festival gratuito, a céu aberto, onde o espaço público é ocupado com atividades e manifestações heterogêneas com a temática da bicicleta e produzidas por artistas da própria comunidade. E habilitado pelo Pro-Mac, Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo, e será patrocinado integralmente pela UBER. Além de Heliópolis, haverá edições em outras quatro regiões periféricas da capital ao longo de 2019 e 2020. A próxima será na zona leste, em São Miguel Paulista, no dia 9 de novembro. 

 

Leia também:
Bike Arte 2017 lança campanha de financiamento coletivo
Cidade Tiradentes, no extremo leste de SP, realiza Festival da Bicicleta
No mês da criança, bicicletadas infantis e outras atrações em SP
Galpão da Bike levará atividades gratuitas à zona sul de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário