Uma parada para virar o ano, a sorte:-)

O ano que termina foi duro, amargo. Mesmo assim, conseguimos encontrar alguma doçura e realizar uma grande campanha nacional. E que venha 2020. Boas Festas!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Equipe Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de dezembro de 2019

Boas Festas 2020

Em 2020, pedale, caminhe, use o transporte público!

créditos: Marília Hildebrand/Mobilize Brasil


Caros amigos,

Estamos concluindo 2019, um ano difícil, que trouxe algumas apreensões e dúvidas para os especialistas e ativistas que trabalham por cidades mais humanas e caminháveis. Duas ações em âmbito federal - a extinção do ministério das cidades e a prorrogação, mais uma vez, do prazo para que os municípios elaborem seu planos de mobilidade, lançaram sombras sobre o sonhado futuro com menos fumaça, barulho e, sobretudo, com menos vítimas do trânsito. Como exemplo, no Plano Plurianual 2020-2023 do Governo Federal a área de Mobilidade Urbana perdeu 753 milhões de reais em relação ao plano 2016-2019. E o investimento em Transporte Terrestre e Trânsito foi reduzido em 3,5 bilhões de reais para o período que agora se inicia.

Mesmo assim, houve avanços importantes em várias cidades do país, com novas estações de metrô, propostas de monotrilhos, corredores de ônibus e veículos sobre trilhos, projetos de ciclovias e até ações concretas para a melhoria de calçadas e da acessibilidade em cidades médias e em algumas capitais. Esperamos que esses projetos se tornem realidade em 2020, um ano redondo, que marca cinco anos de vigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Cabe lembrar, afinal, que o Mobilize Brasil luta desde 2011 por mudanças locais, que melhorem as formas de deslocamento nas cidades, mas também pela redução de poluentes e emissões de gases de efeito estufa, para conter as mudanças climáticas geradas pelas atividades humanas, entre elas os transportes.

Em 2019 conseguimos realizar a segunda edição da Campanha Calçadas do Brasil, com o apoio de leitores, parceiros e patrocinadores, além da ação fundamental dos voluntários que foram às ruas das 27 capitais brasileiras para avaliar calçadas, acessibilidade, sinalização, segurança e conforto para quem caminha. Os resultados foram divulgados em setembro e levados aos prefeitos e secretários responsáveis por essa infraestrutura "peatonal". Também foram apresentados, no início de dezembro, à Subcomissão de Mobilidade Urbana do Senado Federal, reunião que gerou um debate profundo sobre a baixíssima prioridade dada pelos governantes à mobilidade a pé. Em 2020, ano de eleições municipais, vamos levar os dados levantados pela campanha aos candidatos às prefeituras. A ideia é obter o compromisso dos candidatos para a melhoria da condição de circulação dos pedestres e pessoas com deficiência nas cidades brasileiras, ou pelo menos nas 27 capitais do  país.

Agora, até a segunda semana de janeiro, estaremos em férias para recarregar as baterias e retornar com força total a partir de 16 de janeiro.

Desejamos a todos um ótimo final de ano, com muitas novidades positivas em 2020...

Abraços!

Equipe Mobilize Brasil

Leia também:
Metrô de SP amplia horário de novas estações do monotrilho
Relatório Calçadas do Brasil é entregue no Recife
VLT está pronto em Cuenca, no Equador. Mas, ainda não circula...


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário