Jacarta, na Indonésia, planeja 230 km de metrô em 10 anos

Cidade inaugurou uma linha em 2019, projeta mais duas e quer outras oito linhas até 2030. Planos têm apoio do governo do Japão

Notícias
 

Fonte: Coconut Jakarta/MRT Jakarta  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de janeiro de 2020

MRT Jakarta train at Bundaran HI Station. Photo: N

Trem do metrô de Jacarta na estação Bundaran HI

créditos: Nadia Vetta Hamid/Coconut Jakarta

O governo da Indonésia inaugurou no ano passado a primeira linha de metrô do país, em sua capital Jacarta. São 13 estações numa extensão de 20,1 km em funcionamento desde março de 2019. Os planos do chamado MRT Jakarta são ambiciosos e prevêem mais dez novas linhas com 230 km a serem construídas até 2030 para atender a capital e suas cidades-satélites Bogor, Depok, Tangerang e Bekasi.

 

O sistema inclui também a implantação de linhas de VLTs, de forma a atender mais adequadamente a população de 10 milhões de habitantes de Jacarta e os 30 milhões que vivem em sua região metropolitana.

 Ônibus padrão em um dos corredores exclusivos da capital indonésia Foto:Transjakarta

Até o ano passado o transporte público da cidade dependia exclusivamente do sistema de corredores de ônibus TransJakarta, um dos maiores do mundo, com mais de 200 km de extensão. O projeto desse BRT começou a ser implantado em 2005, e hoje os ônibus transportam mais de 1 milhão de pessoas por dia em integração com os microônibus da Cooperativa de Transportes "Kopajas". Mas o sistema não suporta a demanda crescente, o que faz aumentar o uso de automóveis e motos para o transporte cotidiano. 

 

 

Apoio do Japão
A solução do metrô se tornou possível graças ao investimento do Japão nos planos, que já têm mais duas linhas aprovadas: uma extensão da linha atual (norte-sul) e a implantação da linha leste-oeste. As oito linhas restantes ainda dependem de restrições legais e de financiamento, mas o governo e a direção da MRT esperam aprová-las ainda em 2020 e iniciar a construção de todas simultaneamente.

 

Leia também:
TransJakarta, o BRT de Jacarta, na Indonésia
BRT de Jacarta ganha 100 novos ônibus movidos a gás
Metrô de Pequim deve crescer 300 km nos próximos três anos
China tem quase 2.800 km de metrô. E espera dobrar a rede até 2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário