Santana de Parnaíba constrói ciclovia com 15 km

Obra liga os bairros Alphaville e Colinas da Anhanguera para o lazer e o transporte com segurança. Meta é tornar Santana de Parnaíba uma "cidade amiga do ciclista"

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de agosto de 2020

Trecho já entregue da ciclovia de Santana de Parna

Trecho já entregue da ciclovia de Santana de Parnaíba

créditos: Reprodução Prefeitura de S.de Parnaíba

 

Em julho passado, a prefeitura de Santana de Parnaíba (SP) começou a entregar os primeiros quilômetros da ciclovia que ligará a região de Alphaville, na divisa com Barueri, até o bairro Colinas da Anhanguera, nas proximidades da divisa com Cajamar. O projeto foi desenvolvido pela própria equipe da Prefeitura, com apoio de uma equipe de especialistas organizada pelo Mobilize Brasil, que tem sede no município. 


O objetivo, segundo a prefeitura, é “aumentar a segurança para as pessoas que já usam ou que têm vontade de usar bicicletas em seus deslocamentos na cidade”. A obra integra o plano de metas para 2020 e tem o objetivo de atrair mais ciclistas para as ruas, de forma que as pessoas possam circular para ir ao trabalho, à escola, para fazer compras e mesmo visitar os amigos pedalando, com total segurança.


"Cidade amiga do ciclista"
A prefeitura entende que os moradores já percebem um crescimento permanente no uso de bicicletas na cidade e também o surgimento de novas lojas especializadas em bicicletas e peças. "Desejamos que as pessoas que usam a bicicleta, como esporte, lazer, ou para o transporte, se sintam convidadas a visitar Santana de Parnaíba para percorrer as ciclovias e as futuras trilhas demarcadas que pretendemos construir nos próximos anos. E também queremos envolver os comerciantes da cidade para que as pessoas que venham de bicicleta se sintam acolhidas, que possam ter um lugar para almoçar ou fazer compras. Pretendemos que Santana de Parnaíba se torne uma cidade amiga do ciclista", explica o vice-prefeito Oswaldo Borelli.


Formação de equipe
Segundo a prefeitura, a ciclovia terá baixo custo e será feita com recursos, materiais e mão-de-obra próprios, prevendo-se sua conclusão até setembro. O projeto foi desenvolvido por técnicos da gestão municipal, com apoio de uma equipe organizada pelo Mobilize Brasil. Todo o traçado foi detalhado e discutido durante três oficinas de trabalho com engenheiros, arquitetos e outros profissionais da administração municipal, ao lado das urbanistas Suzana Nogueira e Eliana Mello, ambas especialistas em infraestrutura cicloviária. A meta era aproveitar o detalhamento do projeto para formar uma equipe própria, apta a desenvolver futuros projetos cicloviários. 

 

Ciclista percorre trecho em conclusão Imagem: Pref. S.Parnaíba


Equipe da prefeitura aplica a sinalização na ciclofaixa Imagem: Pref. S.Parnaíba


Conheça o traçado
A nova infraestrutura começa na área da Avenida Duque de Caxias, onde já existe uma pequena ciclovia (Praça do Ciclista), sobe pela Av. Universitário, cruza a Av. Yujiro Takaoka (Praça da Paz), continua pela Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, passa pela Av. Honório Álvares Penteado, Av. Pérola Byington, Estrada do Paiol, e segue pela Av. Cândido Portinari até o bairro Colinas Anhanguera, com um total de 14.720 metros de extensão.


O traçado percorre áreas com características e relevos bem diversos, exigindo soluções para cada trecho. Em Alphaville, percorre vias com tráfego intenso, com vários estabelecimentos comerciais, escolas e faculdades. Há trechos planos, alguns bem íngremes, e outros com características quase rodoviárias, com tráfego mais veloz. Um dos desafios é criar condições para que os motoristas sejam induzidos a reduzir as velocidades nesses trechos, de forma a evitar acidentes.


O trecho final, no bairro Colinas Anhanguera, mais denso, será implantado inicialmente na forma de uma ciclorrota, com adoção de uma série de ações para acalmamento do trânsito. O objetivo é criar uma cultura de aceitação da bicicleta em uma área onde parte das vias (e das calçadas) são usadas como estacionamentos de carros. Esperamos que a estratégia funcione :-)

 

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