Valeo lança mais um sistema para bikes elétricas

Fabricante francesa de autopeças lança na Europa sistema com motor, pedivela e câmbio automático integrados, além de trava e sistema de controle "inteligente" para e-bike

Notícias
 

Fonte: Valeo  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de agosto de 2022

Tudo em 1: câmbio, motor, trava e unidade de contr

Tudo em um: câmbio, motor, trava e unidade de controle

créditos: Divulgação Valeo


A fabricante francesa Valeo desenvolveu e está lançando um sistema "tudo-em-um" para bicicletas com assistência elétrica.
O "pacote" integra pedivela, um motor elétrico de 48 Volts e câmbio automático de sete marchas, além de um sistema "inteligente" de controle. 

 

O sistema "Smart eBike" monitora o comportamento do ciclista e ajusta a assistência elétrica ao ritmo da pedalada. Graças a essa tecnologia, que é acionada por algoritmos preditivos, a bicicleta elétrica adapta-se ao ciclista, e não o contrário: "os algoritmos do sistema aprendem com o ciclista e antecipam o estilo de pedalada para oferecer a marcha ideal necessária em qualquer situação", explica o texto de apresentação da Valeo.

 

Câmbio automático
O novo sistema promete trocas de marcha em menos de 100 milissegundos, "de forma totalmente suaves, independentemente das condições", segundo a fabricante. O pacote oferece 130 Nm (13 kg.m) de torque e permite que os ciclistas enfrentem rampas com mais de 14% de inclinação e transitem com facilidade em terrenos acidentados e difíceis. Até mesmo o transporte de cargas pesadas, com até 315 kg, se torna mais fácil, conforme a informação da fabricante.

 


O coração do sistema: motor, câmbio automático e pedivela com correia de transmissão Foto: Valeo


Segundo a Valeo, o sistema pode ser adaptado a uma variedade de tipos de bicicletas elétricas, permitindo a inclusão de recursos como frenagem regenerativa, que amplia o alcance da bateria; a função “boost”, para ultrapassagens e subidas; e ainda um sistema antifurto integrado no conjunto do pedal. As bicicletas de carga também apresentam uma função de assistência de “pedestre”, para facilitar a condução da bicicleta caminhando.


A novidade é a segunda incursão da fabricante tradicional de peças para automóveis na área de bicicletas. Em 2020 a Valeo lançou o primeiro sistema para bikes elétricas alimentado com a tensão de 48 volts. 

 

 

Veja um vídeo da Valeo:


Leia também:
Correios adotam bikes elétricas cargueiras no litoral de SP
Uma bike elétrica em um "clip"
E-Bike prolonga carreira de entregador de 80 anos na Inglaterra
Um triciclo elétrico para entregas. E fabricado no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário