Santo Domingo testa nova linha de teleféricos urbanos

Capital da República Dominicana prepara a operação de sua segunda linha de teleféricos, que será conectada ao novo metrô da cidade

Notícias
 

Fonte: Caribbean Journal  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2023

Funcionárias testam novo Teleférico de Santo Domin

Funcionárias testam novo Teleférico de Santo Domingo

créditos: Teleférico de Santo Domingo
 
Março de 2023. No próximo mês a cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, deverá iniciar a operação da segunda linha de seu sistema de teleféricos urbanos. No momento, o sistema está em fase de testes e ajustes para maior segurança dos passageiros. A promessa foi feita pelo presidente Luis Abinader, em dezembro passado, quando afirmou que a linha estaria pronta na terceira semana de fevereiro.


A linha tem um custo estimado em 126 milhões de dólares (cerca de 680 milhões de reais) e é um dos principais projetos de infraestrutura do sistema integrado de transporte de Santo Domingo (SIT Santo Domingo). Tem o objetivo de reduzir os congestionamentos entre os bairros de Los Alcarrizos e Los Americanos, onde fica a zona franca da cidade.


A nova linha terá capacidade para transportar 9 mil passageiros por hora, bem mais do que a Linha 1, que foi projetada para a média de 6 mil pessoas/hora. O novo teleférico vai circular a 25 km/h entre as quatro estações da linha, que terá 4,2 km de extensão e passará por quatro municípios da Grande Santo Domingo.


O projeto inclui uma garagem para  as cabines dos teleféricos e uma área comercial com restaurantes e lojas. Esse complexo será integrado a um terminal de ônibus e também com a Linha 2C do metrô da cidade, ainda em construção e previsto para ser inaugurado em 2024. 


Quando concluídas, as linhas de metrô e teleférico de Santo Domingo terão 65 km de extensão: serão 14,5 km na Linha 1 do metrô, 41,3 km na Linha 2, mais 7,3 km da Linha 2C e 9,2 km nas duas linhas de teleférico.


A cidade
Santo Domingo tem uma população em torno de 1,5 milhão de pessoas, mas congrega quase 3 milhões de habitantes em sua área metropolitana, dos quais 83% dependem do transporte público, conforme dados oficiais. A cidade é a capital da República Dominicana, país que divide a ilha Hispaniola com o vizinho Haiti. Santo Domingo é a primeira cidade das Antilhas a contar com metrô e sistema de teleféricos.


Leia também:
Maior teleférico do mundo fica em La Paz, na Bolívia
Teleférico urbano liga Guayaquil a Durán, no Equador
Prefeitura do Rio pretende reativar Teleférico da Providência


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário