Ônibus elétrico da Volkswagen inicia testes no Brasil

Produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ), o e-Volksbus foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e será lançado no mercado em 2024, anuncia a empresa

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de maio de 2023

e-Volksbus roda 350 km sem recarga e leva 81 passa

e-Volksbus roda 350 km sem recarga e leva 81 passageiros

créditos: Reprodução

Nesta terça-feira (23) a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o protótipo do primeiro ônibus elétrico da marca alemã com tecnologia 100% brasileira. Após um ano de testes no centro de pesquisas da montadora, o e-Volksbus sai agora às ruas para ser experimentado também no ambiente urbano. 

 

Projetado no centro mundial de pesquisas da VW em Resende (RJ), é um veículo movido a bateria, com capacidade para rodar até 350 km sem nova recarga e condições para transportar 81 passageiros. O lançamento no mercado foi anunciado para 2024. A expectativa da montadora é de que o e-Volksbus seja testado também no transporte coletivo de São Paulo.

 

Nesta primeira fase, o protótipo circulará em dois locais: no campo de provas do centro de pesquisas da VWCO em Resende, e em algumas vias das cidades próximas. O ônibus elétrico da Volkswagen tem carroceria Caio na configuração padron, que atende aos padrões da SPTrans. 

 

Componentes 

O e-Volksbus utilizar vários componentes que já equipam o e-Delivery, caminhão da marca que foi desenvolvido no país e teve, até agora, 350 unidades vendidas no mercado brasileiro e algumas exportadas para países como México e Argentina, por exemplo. 

 

"Estamos alavancando nossos conhecimentos com o e-Delivery, ou seja, basicamente vamos usar os mesmos componentes, os mesmos processos de desenvolvimento e de produção que já fizemos nos últimos quatro anos e transferir para e-bus. Algumas empresas já demonstraram interesse no ônibus elétrico da Volkswagen, e a montadora busca parcerias com o poder público para subsidiar os custos, que devem ultrapassar os R$ 2 milhões. 

 

Os e-Volksbus são parte de um conjunto de investimentos, da ordem de R$ 2,5 bilhões, que a montadora está fazendo na unidade de Resende, até 2025, para produzir, além dos elétricos – caminhões e ônibus – a nova linha de Volksbus Euro 6.

 

Leia também:
Curitiba inicia na segunda (22) testes com ônibus da brasileira Eletra
Escócia inclui ônibus autônomo que vai a 80 km/h no transporte coletivo
VLPs já operam no pico da manhã em São José dos Campos (SP)
Um ônibus elétrico BYD começa a ser testado em Curitiba
Cascavel (PR) adquire 15 ônibus elétricos. Energia virá do sol


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário