Alemão cria sistema de mobilidade urbana acessível pelo Smartphone

O projeto é uma combinação flexível, acessível e sustentável dos sistemas de aluguel de bicicletas

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2012

O aplicativo do smartphone Mo

O aplicativo do smartphone Mo, com geolocalização

créditos: mo-bility

O conceito de mobilidade, apelidado de MO foi desenvolvido em colaboração com a organização ambiental Green City e.V. e da Universidade de Wuppertal; sob a direção da agência de design LUNAR de Munique, na Europa. O projeto é uma combinação flexível, acessível e sustentável dos sistemas de aluguel de bicicletas, transporte público local, e partilha de automóvel que tem como objetivo aliviar a tensão de se locomover na cidade.

 

Usando uma abordagem de design centrado no ser humano, o projeto também significa menos carros na rua, um ambiente mais calmo, estradas menos cheias e mais espaço para caminhadas, melhorando a qualidade de vida para todos.

 

Uma variedade de bicicletas (normal e elétrica, para trajetos mais longos), bike ??de carga (para transporte de mercadorias) e carros podem ser acessados ??em segundos, através do aplicativo para smartphones, que usa geo-localização para incentivar o uso espontâneo do sistema de mobilidade, mesmo em movimento.

 

O MO combina a mobilidade urbana com o anseio pela sustentabilidade e qualidade de vida. O sistema leva as necessidades dos usuários como ponto de partida. Matthis Hamann, um dos sócios-gerentes da LUNAR Europa, explica a abordagem subjacente: "Em primeiro lugar, o sucesso de um novo conceito de mobilidade depende da sua aceitação, ou seja, se o conceito atende às necessidades das pessoas e oferece-lhes uma solução adequada. É por isso que, desde o início, optou-se pelo que é conhecido como um processo de design ‘centrado no ser humano’. O primeiro passo foi olhar para a mobilidade dos alemães em geral e o povo de Munique, em particular. Então, nós começamos a analisar conceitos de mobilidade existentes e as tendências de mobilidade emergentes e, em seguida, começou a olhar para as motivações, necessidades e desejos das pessoas que estão em movimento no dia a dia."

 

O projeto poderia ser implementado de forma barata e rápida e requer apenas uma quantidade moderada de infraestrutura (técnica/despesas). Sob a forma de um aplicativo de smartphone, ele se torna um serviço baseado em localização, que incentiva o uso espontâneo do sistema de mobilidade, mesmo em movimento.

 

O sistema utiliza incentivos positivos para encorajar as pessoas a tomar decisões mais sustentáveis??: dependendo do meio de transporte que opta, o usuário coleta milhas pelas distâncias percorridas que depois podem ser resgatadas dentro do sistema. Mesmo quando ele usa a sua própria bicicleta, ele ganha pontos no "MO" sistema de milhas - e é assim recompensado.

 

Isso encoraja o comportamento ambientalmente consciente e, idealmente, dá ao usuário um incentivo para mudar seus hábitos em longo prazo.

 

Dirk Hessenbruch, da equipe de design, está otimista sobre o futuro: "As coisas têm que mudar - e eles também. Se as pessoas estão indo trabalhar, ir às compras ou fazer exercício: 80% de todas as distâncias percorridas na Alemanha são mais curtas do que 20 quilômetros. Ao mesmo tempo, mais de 50 % das pessoas usam carro - com todas as consequências que isso traz nas estradas e no ar. O MO aponta alternativas concretas e viáveis ??que são baseados nas necessidades das pessoas, a palavra significa mobilidade para a cidade do amanhã ". Com informações do mo-bility.

 

Leia também:

 

São Francisco e Medellin vencem o Prêmio de Transporte Sustentável 2012

O trânsito é uma ciência humana

Manifesto do ciclismo urbano


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

EREALDO FAGUNDES COUTO - 10 de Fevereiro de 2012 às 17:33 Positivo 0 Negativo 0

Magnífica reportagem sobre deslocamentos em bicicletas.  Por ai temos países em constante criatividades para trazer meios mais limpos em deslocamentos urbanos.  Achei muito interessante esta grande inovação para beneficiar pessoas menos favorecidas.

Clique aqui e deixe seu comentário