Abaixo assinado na internet pede ciclovias para Teresópolis- RJ

Pouco mais de cem pessoas já participaram da petição.

Notícias
 

 |  Autor: Isadora Jaron / O Diário de Teresópolis  |  Postado em: 27 de junho de 2011

Ciclovia em Teresópolis

Ciclovia em Teresópolis

créditos: Divulgação

Um assunto que vem sendo divulgado frequentemente em todo o país é a questão da instalação de ciclovias nos municípios brasileiros. Em Teresópolis, esse tema também já foi bastante discutido e devido a falta de resposta das autoridades competentes, e pensando em uma cidade mais sustentável, alguns teresopolitanos criaram um abaixo assinado online.


Através do site www.terepedala.blogspot.com, um grupo de ciclistas fala sobre as campanhas de implementação de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, sinalização e um programa de educação no trânsito, para motoristas, ciclistas e pedestres em Teresópolis, assuntos que já estariam previstos desde 2006 no Plano Diretor da lei complementar municipal número 079, no capítulo II, que fala sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável do município e da seção IX, sobre melhoria da mobilidade urbana, mas que até hoje não foram apreciadas.


No portal também pode ser encontrado um artigo sobre o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que tem como o objetivo estabelecer regras para a circulação de pedestres e de veículos na cidade. Incluindo pontos como a segurança no trânsito, política de transportes coletivos e a eliminação de barreiras arquitetônicas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência de locomoção. O único mote que não foi comentado nesse plano é a construção de ciclovias.


Recentemente a presidente Dilma Rousseff cobrou dos prefeitos a construção de ciclovias nos municípios, iniciativa que visa criar hábitos mais saudáveis para a população. Segundo a presidente, se as prefeituras adotarem a prática, mais bicicletas vão acabar circulando pelas ruas, diminuindo, assim, o fluxo de veículos. Por isso, o DIÁRIO foi às ruas saber dos teresopolitanos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, quais são as principais dificuldades em trafegar com esse veículo no município.


Para o gerente da loja Cycle São Cristóvão, Marcos Lopes, a iniciativa da Presidente Dilma Rouseff em cobrar das autoridades a construção de ciclovias é importante, mas que Teresópolis ainda vai esperar bastante tempo para se ter um lugar adequado para andar de bicicleta. “Acho um pouco difícil isso acontecer, mas a iniciativa é boa, porque na realidade isso já é uma necessidade que nós temos hoje, em São Paulo, Rio de Janeiro e nas grandes capitais. Teresópolis está nesse nível e então é importante a ciclovia, é necessário para o bem estar da cidade. Será um pouco difícil ser aplicado nessa gestão, apesar de haver um projeto na cidade para uma ciclovia, do Soberbo cortando até por dentro da Beira Linha. Quem sabe nas próximas gestões e com a cobrança da população conseguimos”, disse.


Já para o chefe de vendas da loja Planet Bike, Sávio Carneiro, a construção de uma ciclovia na cidade ajudaria os ciclistas que treinam e que gostar de dar boas pedaladas, sem precisar se preocupar com veículos vindo por todos os lados e nem tendo que encontrar terrenos para poder andar com a bicicleta. “É fundamental a construção de uma ciclovia, porque tem muita gente que curte bicicleta e têm várias modalidades, como o free style, mountain bike e o speed. Então a galera curte e está sempre comprando, investindo nas bicicletas e quer andar, quer curtir, mas às vezes não tem onde andar, porque o trânsito é complicado e a pista não é muito legal. Com a ciclovia ficaria mais fácil”, destacou.


Para os ciclistas, pedalar promove a saúde, a melhoria na qualidade de vida e o lazer, além da bicicleta servir como meio de transporte, com custo mais barato e não poluente. “Andar de bicicleta traz saúde e longevidade. Você acaba fazendo um esporte. Andar de bicicleta antes de ir para o trabalho é muito bom, você vive melhor, tem menos estresse e esses fatores são muito importantes”, enalteceu Sávio. “Andar de bicicleta é uma coisa que traz saúde, isso ai é inquestionável. Você não tem problema de lesões no joelho, acaba sendo um tipo de fisioterapia também, diminui o seu tempo de trânsito e as bicicletas são muito mais rápidas e mais baratas, além de não estarem poluindo”, completou Marcos. Qualquer pessoa interessada em uma cidade mais sustentável pode assinar a petição pública, através do site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=pedale.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário