Barcas do Rio liberam acesso gratuito às bicicletas

Na última quinta-feira (01.03), ciclistas usuários de barcas puderam embarcar com suas bicicletas gratuitamente, em horários de contra-fluxo

Notícias
Fotos
 

Fonte: pedal.com.br  |  Autor: Guiné  |  Postado em: 05 de março de 2012

Barca do Rio de Janeiro

Barca do Rio de Janeiro

créditos: R7

A medida, anunciada pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, visa desenvolver a integração entre as magrelas e o transporte aquaviário, como já acontece em diversas estações de trem e metrô.

 

Os embarques gratuitos de bicicletas acontecem das 8h às 16h no sentido Praça XV-Niterói, e das 16h às 22h, no sentido Niterói–Praça XV. No mesmo dia da liberação, dezenas de passageiros, incluindo um grupo de 20 turistas alemães aproveitaram a novidade.

 

De acordo com o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Santos, a medida vai beneficiar centenas de ciclistas diariamente.

 

Este é um desejo antigo de nós, ciclistas. Muitas pessoas já utilizam a bicicleta entre as duas cidades, mas tinham que desembolsar R$4,70. Este anúncio da Secretaria de Transportes é visto com bons olhos para que utiliza bikes como veículo de integração – comemora Claudio Santos.

 

Novos Bicicletários

 

Na última quarta-feira (29/02), a Secretaria de Transportes também inaugurou um bicicletário com 40 vagas na Praça XV. Em dezembro foi instalado na Praça Araribóia, em Niterói, um bicicletário com 88 vagas para atender a grande demanda. - Nossa expectativa é elevar o índice de deslocamentos por bicicleta para 10% na Região Metropolitana até 2016. Por isso é fundamental criar mecanismos adequados de utilização deste veículo – afirma o secretário Julio Lopes. Segundo uma estimativa da ONG Transporte Ativo, atualmente este índice de utilização de bicicletas no Rio é de 5%.

 

Rio-Estado da Bicicleta

 

Com o objetivo de estimular a cultura do transporte alternativo no estado do Rio, a Secretaria de Transportes criou o programa Rio - Estado da Bicicleta, que há quatro anos promove o uso da bicicleta como meio de transporte. Desde que foi criado, o programa vem realizando uma série de intervenções que visam estimular o uso consciente da bicicleta, tem apoiado os municípios fluminenses na construção de ciclovias e ciclofaixas, na instalação de bicicletários, além da constante busca em promover a integração da magrela com os outros meios de transporte, visando inseri-la como opção de deslocamento complementar para percursos de curta distância.

 

Leia também:

 

Barcas: corrida para garantir tarifa menos cara 

Rio: Após acidente, agência nega aumento no valor da tarifa das barcas que fazem travessia Praça 15-Niterói 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário