Estudo avalia mobilidade das metrópoles brasileiras nos últimos dez anos

Debate do Ipea sobre a mobilidade na Região Metropolitana de SP marca o lançamento hoje (3ª feira) deste estudo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 15 de maio de 2012

Capa do estudo

Capa do estudo

créditos: Divulgação

O Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lançou na tarde de hoje (15) o estudo "Gestão e Financiamento do Sistema de Mobilidade nas Metrópoles Brasileiras", que é parte integrante  da obra “Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas”, elaborada pelos técnicos do Instituto. 

 

O estudo foi lançado em São Paulo, num debate com o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto Carlos Henrique Carvalho, que abordou o tema da gestão e financiamento do Sistema de Mobilidade nas Metrópoles Brasileiras, com destaque para a dinâmica da mobilidade nos últimos dez anos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

 

Foram discutidos temas como: a variação da população residente e deslocamentos realizados na RMSP; o porcentual de viagens municipais e intermunicipais, por tipo; a variação das viagens por modo (coletivo, individual, a pé, bicicleta); a localização do trabalho dos habitantes da Grande São Paulo e os motivos que levam as pessoas a se deslocarem para outro município com esse objetivo. Também foram apresentados dados como: origem e destino das viagens casa-trabalho na RMSP; duração das viagens por transporte coletivo na RMSP; tempo de deslocamento e porcentual de viagens acima de uma hora nas metrópoles brasileiras. 

 

Confira o estudo completo aqui.

 

Leia também:

 

O Brasil precisa investir mais em mobilidade urbana e transporte, diz Ipea 

Estudo do Ipea mostra que 41% desaprovam transportes públicos 

Técnico do Ipea fala sobre a nova Lei de Mobilidade Urbana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Jason - 27 de Agosto de 2012 às 23:16 Positivo 0 Negativo 0

Infelizmente Salvador entre todas as 12 cidades-sedes da Copa-2014 é a que apresenta o trânsito mais caótico e se não for tomadas as devidas providências, corre um sério risco de sofrer apagões do transporte. O METRÔ de Salvador já chega com atraso.

Jason - 27 de Agosto de 2012 às 23:13 Positivo 0 Negativo 0

Hoje até em Curitiba o BRT não atende a demanda, pois a cidade cresceu e o METRÔ vem a calhar. Já pra Salvador 3ª maior cidade brasileira o METRÔ já chega com atraso e será necessário complementar além do BRT, VLT e o METRÔ, com o MONOTRILHO.

Jason - 27 de Agosto de 2012 às 23:08 Positivo 0 Negativo 0

Primeiro eu quero aqui nesse mesmo espaço, afirmar que o BRT não é da Colômbia, mas, de Curitiba-PR e foi criado com a alcunha pelos próprios curitibanos de: "ligeirinho", aliás a capital paranaense, segundo a ONU como cidade modelo/laboratório.

Clique aqui e deixe seu comentário