Em Santos, obras do VLT começam em setembro

Segundo a EMTU, os passageiros devem pagar a mesma tarifa dos ônibus intermunicipais

Notícias
 

Fonte: Band  |  Autor: Metro Santos  |  Postado em: 25 de maio de 2012

Projeto do VLT de Santos

Projeto do VLT de Santos

créditos: Divulgação

As obras de construção e implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vão começar no mês de setembro e a partir de São Vicente, no trecho que vai da Ponte dos Barreiros até o Porto de Santos. 

 

A informação partiu do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, durante encontro com o prefeito Tercio Garcia, ontem. Segundo Lopes, o primeiro trecho do VLT terá sua licitação realizada em julho. 

 

"No momento, ocorre o processo de pré-qualificação das empresas interessadas em realizar a operação do sistema. Ao Governo do Estado caberá, com recursos próprios, construir as linhas, as estações, o pátio no Porto e também comprar as 22 composições. O que será terceirizado é a operação do sistema, que deverá estar completamente integrado ao viário de São Vicente e Santos e também às linhas de transportes públicos já existentes". 

 

Os passageiros poderão embarcar em oito estações ao longo do trecho, pagando a mesma tarifa dos ônibus intermunicipais. O VLT vai permitir o transporte diário de 45 mil pessoas, percorrendo o trecho Barreiros-Porto de Santos em 30 minutos, com 22 composições, que transportam 400 passageiros cada. 

 

A nova condução vai passar a cada intervalo de três minutos e meio. A velocidade máxima dos trens chega a 70 quilômetros por hora, mas a média no trecho deverá ser de até 35 Km/h. Segundo o presidente da EMTU, o investimento orçado para todo o VLT, que inclui também o segundo trecho que ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, é de R$ 850 milhões. 

 

A expectativa da EMTU é começar o segundo trecho em janeiro ou fevereiro de 2013. Toda a obra deverá estar operando em 2014. O VLT vai tirar muitos ônibus e carros das ruas, aliviando o trânsito em toda a região.

 

Leia também:

 

EMTU é autorizada a retomar processo licitatório para o VLT 

Faixa Viva colabora com a diminuição de mortes por atropelamento 

Ciclovia acaba e ciclista precisa disputar espaço na divisa entre as duas cidades 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

ICARDO - 08 de Maio de 2014 às 09:15 Positivo 1 Negativo 1

VCS ESTAOTODOS ENGANADS QUEM VAI INAUGURAR O VLT SERA OS ETS, EM 30200, VAMOS PARAR DE AGUENTAR ESTES CANALHAS DO PT ETC ISTO E TUDO MENTIRA ESTE PREFEITODE SANTOS E OUTRO GRANDE MENTIROSO TUDPILANTRA

JAMES - 10 de Abril de 2013 às 22:03 Positivo 1 Negativo 0

ISSO E RIDICULO O VALOR DA PASSAGEM, O MESMO PREÇO DO BUSAO INTERMUNICIPAL, EM MATO GROSSO ,CUIABA VAI SAIR POR R$ 1,75, COMO PODE UM DIFERENÇA DESSA ,SENDO Q O SALARIO MINIMO E IGUAL NO PAIS TODO,PQ SANTOS VAI SER MAIS CARO, ACORDA POVAO

orlando miranda - 16 de Julho de 2012 às 16:24 Positivo 2 Negativo 1

nao sei nao mas esta parecendo que os armenios e os florianos gasta uma fortuna para alimenta essa tal historia de VLT DA BAIXADA SANTISTA meu amigo se o seu blog e serio ou quer ser serio para com essa babosera primeiro vlt e projeto do gover federa

ALDO MARTINS - 09 de Julho de 2012 às 16:02 Positivo 3 Negativo 3

PUXA VIDA , FALARAM QUE IA SER EM JUNHO NAS FESTAS JUNINAS, AGORA NO DIA 07 DE SETEMBRO, PODE SER QUE SEJA NO NATAL DIA 25 DE DEZEMBRO RSRSRSRSRSRSRS NEM PRECISA VER FILME DE COMEDIA

Clique aqui e deixe seu comentário